“Mão na Massa! Estudante Australiana Faz História com Impressora 3D!”
Ah, a vida é cheia de reviravoltas e a jovem Lois Agnello, de 13 anos, provou que é possível transformar uma ideia simples em algo nada menos que incrível! A menina, que nasceu com parte da mão esquerda, decidiu que já estava na hora de dar um “up” no visual e tratou de criar sua própria prótese com uma impressora 3D da escola. Pode isso, Arnaldo?
Com a ajuda do professor Lloyd Godson, que deve ter sido mais animado que galo em dia de festa, Lois convocou a turma para uma maratona tecnológica. Eles mergulharam de cabeça (mas de mão também!) em um modelo de mão 3D oferecido pela ONG Free 3D Hands. Foram três meses de muito trabalho, testes, e, claro, risadas durante o recreio!
“O primeiro protótipo parecia um desenho animado, mas funcionava! O bracinho acionava um mecanismo e, vejam só, eu consegui pegar coisas! Foi de pirar a batatinha!”, contou a jovem, sem esconder a alegria.
Como se não bastasse, a equipe já imprimiu mais três versões da mão, cada uma mais sofisticada que a outra. Agora, eles estão em uma missão de deixar a mão mais confortável – porque convenhamos, mão linda e desconfortável não dá!
Mat Bowtell, da Free 3D Hands, está na área dando aquelas dicas de ouro. “Os alunos estão fervilhando de ideias melhores que brigadeiro em festa de criança!” – palavras da sabedoria que mostram a empolgação do grupo para a próxima versão.
Para a galera da classe, o projeto não é só sobre colocar a mão na massa – é uma verdadeira lição de empatia e inovação. Wren McDowell, uma das amigas de Lois, comentou: “Criar estilos de mãos é bem legal, me sinto uma designer!” E Joel Banwell, por sua vez, está tão motivado que já planeja fazer uma mão que vai deixar todo mundo de boca aberta!
E a história não para por aí! Esse projeto todo danado foi escolhido para brilhar no Be the Change Summit, lá no Japão. Lois vai contar ao mundo como sua experiência e a ajuda do Bowtell estão mudando a vida de muita gente. O professor Godson já imagina a cena: “Vai ser como ver um filme de super-heróis, onde a Lois é a protagonista!”
Agora, a expectativa é que essa historinha inspire outros jovens a também fazer a diferença por aí. É isso aí, Lois! Mostrando que com criatividade e um pouco de tecnologia, você pode pegar a vida pelo braço, ou melhor, pela mão!