Noite de gala no Museu do Amanhã! Na terça-feira, dia 5 de novembro, o príncipe William deu as caras no tapete verde do Earthshot Prize, sendo recebido com uma salva de aplausos e flashes que poderiam deixar qualquer um tonto. O evento foi uma mistura perfeita de glamour, música e, claro, um bom propósito de cuidar do nosso planetinha.
Com aquele sorriso de quem sabe que a fila da fila do hambúrguer não acabou, o príncipe caminhou pelo corredor cercado de estrelas. A poderosa Anitta, o galã Shawn Mendes, o ícone Seu Jorge e a diva Kylie Minogue estavam todos lá, prontos para celebrar a galera que está mudando o mundo.
E enquanto a festa bombava, um momento digno de Oscar aconteceu: Gilberto Gil se preparava para se juntar à celebração nos bastidores. A abertura foi eletrizante, com a bateria da Beija-Flor contagiando todo mundo. As coisas esquentaram de vez quando Anitta subiu ao palco para um mega show, começando com “Mas, que nada!” e depois arrasando em um dueto com Gilberto em “Garota de Ipanema”, tudo isso sob uma tela cheia de florestas e vibrações do Brasil.
O apresentador Luciano Huck arrancou aplausos ao relembrar a importância das ideias que estavam sendo premiadas. E aí chegou a hora de fazer as honras: Cafu, sim, o ícone do futebol, apresentou o prêmio de proteção dos oceanos, que foi para um projeto holandês que promete cuidar das águas marinhas. Depois foi a vez de Sabrina Sato brilhar ao entregar um prêmio de inovação em resíduos à Lagos Fashion Week, na Nigéria! Que união de estilo e sustentabilidade, hein?
Shawn Mendes fez a galera se emocionar ao cantar “Youth”, tocando no coração do público ao falar da força da juventude na construção de um futuro melhor.
E é claro que o Brasil não poderia ficar de fora! A startup re.green foi aplaudida de pé ao ser anunciada como uma das vencedoras, com seu trabalho de restaurar a Mata Atlântica e a Amazônia usando tecnologia de ponta. O prêmio foi dado pela ginasta Rebeca Andrade, que é uma inspiração para todos nós.
O projeto Friendship, de Bangladesh, também fez barulho, apresentando soluções de saúde e educação para comunidades afetadas por desastres climáticos, e, como se não bastasse, a ativista indígena Txai Suruí anunciou Bogotá como campeã da categoria “Ar Limpo”, por ter reduzido em 24% a poluição do ar desde 2018! Uhuuul!
O Earthshot Prize, idealizado por William em 2020 e inspirado nas ideias audaciosas do “moonshot” de Kennedy, fez sua estreia na América Latina e distribuiu prêmios de £1 milhão para categorias que fazem a diferença. No final da noite, rodeado por artistas e vencedores, o príncipe subiu ao palco mais uma vez. O tapete verde reluzia como símbolo da esperança de que sempre há tempo e pessoas dispostas a transformar o nosso lar.
E por falar em glamour, quem passou por lá? Bem, a lista é longa, mas só diremos que teve gente famosa que deixou o evento ainda mais brilhante.