Max Romeo, um verdadeiro ícone do reggae, partiu desse mundão aos 80 anos devido a complicações cardíacas na Paróquia de Saint Andrew, na Jamaica, no último dia 11 de abril. E que perda, hein? Ele era aquele cara que fazia a gente dançar e pensar ao mesmo tempo!
Com sucessos eternos como “Chase the Devil” e “War Ina Babylon”, Max não apenas conquistou o mundo, mas também deixou sua marca no coração de muitos. E claro, a notícia de sua partida foi como um sacode em quem o conhecia ou admirava: sua família, amigos e fãs estavam todos de coração apertado. O advogado dele, Errol Michael Henry, ficou tão abalado que chegou a dizer que o falecimento foi um verdadeiro choque. Gente fina e cheia de amor pela família, Max era uma lenda em vida e realmente vai fazer falta.
Agora, vamos falar um pouco do homem! Nascido como Maxie Smith, ele estourou nos anos 60 com a ousada “Wet Dream”, que falava de sonhos molhados. Olha só: a BBC tentou banir a música, mas ela não só sobreviveu como se tornou um sucesso absoluto por 25 semanas no Reino Unido! Com esse feito, Max se firmou como uma das vozes mais influentes do reggae.
A sua carreira começou em 1965, como vocalista principal do grupo Emotions. E aí, meu amigo, a coisa foi se desenrolando e ele se enfiou de cabeça nos movimentos sociais jamaicanos dos anos 70. A música “Let the Power Fall on I” foi até hino do Partido Nacional Popular nas eleições de 1972. Sim, ele não se acanhava em misturar música e política!
Em 1976, Max lançou o álbum “War Ina Babylon”, e, olha, esse álbum é considerado um divisor de águas no reggae roots, todo produzido com os Upsetters e distribuído pela Island Records. Entre as músicas, “Chase the Devil” fez tanta história que até a galera como The Prodigy e Jay-Z deram uma renovada nela, sampleando!
Ele também fez uma mudança de ares em 1978, se mudando para Nova York, onde ampliou ainda mais seus horizontes artísticos. Por exemplo, ele coescreveu e atuou no musical Reggae e até foi backing vocal dos Rolling Stones na música “Dance” do álbum “Emotional Rescue”. Agora, só para o pessoal que adora cultura, ele passou por vários países e ainda teve suas aventuras pelo Brasil em 2019 e na sua recente turnê de despedida em 2023.
E assim seguimos, celebrando a vida e obra de Max Romeo, um verdadeiro mestre do reggae que, com certeza, vai deixar muitas saudades e músicas que vão tocar nossos corações por muitas gerações!