Globo em Chamas: Conflito Explosivo por Retrato de Cigana em Êta Mundo Melhor!

Uma cena da novela “Êta Mundo Melhor!” da TV Globo fez barulho e deixou muita gente balançando a cabeça. Um grupo de organizações que representa os ciganos no Brasil decidiu dar um chega pra lá e soltou uma carta de repúdio. A trama, que até promete trazer alegrias e dramas, começou com um furo: uma personagem cigana entregando um bebê a uma golpista, algo que, segundo esses grupos, poderia reforçar estereótipos bem negativos e trazer à tona uma dose de racismo étnico-cultural.

Nessa carta, os representantes dos povos ciganos chamam a cena de “reprodução de estereótipos cruéis e coloniais”, apontando que a imagem da cigana que “rouba ou vende crianças” não é só irresponsável, mas é racista pra caramba. Eles não estão brincando quando dizem que a novela dá uma pitada de injustiça logo no seu primeiro capítulo!

E mais: eles lembram que a Globo, sendo uma emissora pública, tem uma responsabilidade danada sobre o que exibe. E ainda pedem providências do governo. “O Estado brasileiro deveria agir diante dessa palhaçada que marginaliza um povo que já tá na luta por reconhecimento e direitos básicos”, dizem no manifesto.

Como se não bastasse, o grupo jogou na roda uma lista de pedidos que incluem:

– Retratação pública da Globo
– Nota oficial de repúdio do Ministério da Igualdade Racial
– Inclusão de pessoas ciganas nas produções audiovisuais
– Fim das narrativas que romantizam ou distorcem a cultura cigana

No final da carta, eles mandam o recado: “Nunca roubamos crianças. Somos um povo cheio de cultura, saberes e dignidade. Não queremos ser os vilões exóticos das novelas. Queremos respeito!” E para fechar com chave de ouro, o apelo é direto: “Está na hora de dizer: ‘Não em nosso nome’. Já deu de racismo disfarçado de ficção. Chega de silêncio! Isso é anticianismo, romafobia e, claro, racismo étnico-cultural.” E assim ficou a bronca dada!