Na manhã de quarta-feira, 4 de junho, os fãs de Morten Harket, o lendário vocalista do A-ha, receberam uma notícia bem difícil: ele foi diagnosticado com Parkinson. Bateu aquele aperto no coração, né?
O Parkinson é um problema neurológico que vai atacando o controle dos movimentos. Basicamente, as células que produzem dopamina, um neurotransmissor que ajuda nosso corpo a se mover direitinho, começam a dar tchauzinho. O resultado? Tremores, músculos durões, movimentos mais lentos e um certo desequilíbrio na hora de ficar em pé.
Infelizmente, não tem cura ainda, mas a boa notícia é que dá para fazer um tratamento que inclui remédios, fisioterapia e, em casos mais sérios, até cirurgia, tudo para dar uma melhorada na qualidade de vida.
Agora, falando de famosos que também enfrentam essa batalha, temos uma galera que já passou ou está passando por isso. O ator Michael J. Fox, por exemplo, recebeu o diagnóstico nos anos 90, quando tinha só 29 anos! Foi só em 1998 que ele decidiu abrir o jogo about isso no seu livro “Homem de sorte”. Além disso, ele criou uma fundação para ajudar na pesquisa de tratamentos – super legal, né?
Ozzy Osbourne também entrou para o time, revelando em 2020 que estava lidando com uma forma rara da doença. E quem não lembra do grande Muhammad Ali? Ele recebeu o diagnóstico três anos depois de pendurar as luvas.
A jornalista Renata Capucci, que teve seu diagnóstico em 2018, bateu um papo sobre isso no podcast “Isso é Fantástico”, dizendo: “Não é fácil. Mas não é o fim”. E por último, mas não menos importante, o cantor Eduardo Dussek, que já convivia com a doença há uma década, disse que qualquer doença deve ser enfrentada com alegria, pois, para ele, é uma oportunidade de iluminar a vida. Olha só que visão positiva!
E não podemos esquecer do fabuloso Neil Diamond, que se aposentou em 2018 por conta dessa condição que dificulta suas performances. Era um cara que ainda tinha muito a dar nos palcos, mas a saúde vem sempre em primeiro lugar!
Um brinde à força e resiliência desses artistas!