Na noite mágica de quinta-feira, 19 de junho, o Botafogo decidiu fazer história e deu um verdadeiro nó no Paris Saint-Germain, o atual campeão da Champions League. A partida rolou no Rose Bowl, na Califórnia, e, para a alegria da galera, o “Glorioso” saiu vencedor por 1 a 0!
Com essa vitória, o Botafogo somou seis pontos e está na briga firme para garantir uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. É, meus amigos, tá começando a ficar sério!
O gol que deixou a torcida em êxtase aconteceu aos 35 minutos do primeiro tempo. Artur foi o maestro da jogada, tirou a bola de Kvaratskhelia e, junto com Marlon Freitas, construiu um lance bonito. Ele achou Igor Jesus, que, como um verdadeiro ninja, passou pelo defensor Pacho e, com um chute rasteiro que ainda teve um desvio maroto, enganou o goleiro Donnarumma. Golaço!
Desde o apito inicial, o Botafogo se armou para a batalha. O técnico Renato Paiva fez uma manobra tática trocando o atacante Mastriani pelo volante Allan, reforçando a defesa. Já o lado do PSG viu Luis Enrique fazer uma série de mudanças, tirando peças como Marquinhos e Nuno Mendes, e isso mudou o jogo para eles.
Agora, olhando para o segundo tempo, o PSG veio com tudo, pressão máxima! Mas, e o Botafogo? Mantinha uma defesa sólida como uma muralha. O goleiro John se destacou em duas defesas espetaculares. Uma delas, logo aos 6 minutos do segundo tempo, depois de uma cobrança de falta do Vitinha que quase resultou em gol. John fez uma defesa de reflexo que deixaria qualquer um de queixo caído.
Nos acréscimos, Kvaratskhelia teve outra chance em uma falta, mas exagerou na pontaria e mandou a bola para longe. Apesar de ter 75% de posse de bola no primeiro tempo e muitas tentativas, com 14 finalizações, o PSG só conseguiu fazer John suar em duas delas. O Botafogo, por outro lado, foi cirúrgico: acertou as quatro finalizações que tentou, e uma delas transformou-se em gol. E assim, venceu a batalha!
Agora, o Botafogo se prepara para enfrentar o Atlético de Madrid na próxima segunda-feira, 23 de junho. A classificação pra próxima fase tá quase garantida, a não ser que algo muito fora do normal aconteça, tipo perder por três ou mais gols.
Enquanto isso, o PSG está na corda bamba. Eles vão encarar o Seattle Sounders na última rodada e precisam urgentemente de pontos. Ou vão ter que contar com a sorte e torcer para o Botafogo! Olha que ironia: quem diria que o PSG, gigante das gringas, estaria na posição de torcer por um rival para passar? O futebol é um esporte de surpresas, e essa, meus amigos, foi uma belíssima!