“Lula e Trump: Encontro às Vésperas de um Grande Fracasso?”
Prepare-se, Brasil! Um possível encontro entre Lula e Donald Trump está agendado para este domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia. Será que estamos testemunhando um milagre diplomático ou apenas um passeio sem rumo? Enquanto o governo atual acena para a reaproximação, especialistas já estão vendo que o Brasil não tá nem perto de ser prioridade na agenda do ex-presidente americano.
Alberto Pfeifer, renomado mestre das relações internacionais, estampa a verdade: “O Brasil não figura entre as prioridades do Trump, que tem compromissos bem mais quentes pela frente”. Durante seu giro pela Ásia, o ex-rei do capitalismo não vai perder tempo com flertes diplomáticos. Ele vai se encontrar com o gigante Xi Jinping e discutir assuntos que realmente importam – e quem pode blame pra ele?
E se você acha que Lula vai arrancar grandes acordos ou promessas sonhadas, melhor se preparar pra decepção. Pfeifer solta a bomba: “Se rolar o encontro, vai ser apenas uma conversa cordial, um bate-papo rápido, sem grandes avanços”. Ou seja, mais um ‘olá’ do que qualquer coisa.
A escolha da Malásia para um encontro tão grandioso levanta ainda mais suspeitas. Para os críticos, é uma localização estranha para uma conversa que deveria ser histórica. Assim, tudo indica que esse suposto encontro entre Lula e Trump pode ser só uma jogada de marketing político!
E aí, o que será que nossas esperanças diplomáticas vão render? O futuro é incerto, mas já sabemos: esperar grandes resultados aqui é como esperar ganhar na megasena.