Título: “Starbucks Joga a Toalha na China! Queda Livre de 34% para 14%!”
A terrível notícia já estremece os amantes do café: a gigante Starbucks decidiu se desfazer de sua operação na China! É isso mesmo, amigos! Em um movimento de desespero, a marca passa o controle de suas cafeterias para os investidores da Boyu Capital por nada menos que US$ 4 bilhões! Um verdadeiro arrastão!
O Que Está Acontecendo?
Em uma jogada ousada (ou seria uma fuga?), a Starbucks formará uma joint venture, com a Boyu levando a maior parte da fatia: 60% do negócio! E não acabou! A Starbucks, que já foi a rainha do café, vai ficar só com 40% e ainda vai continuar sendo a dona da marca e da propriedade intelectual. O que será que vem por aí:
Uma Queda Que Assusta!
Nos últimos anos, a participação da Starbucks no mercado chinês derreteu como açúcar em café quente: de impressionantes 34% em 2019, agora mal chega a 14%! E tudo isso por conta da feroz concorrência das cafeterias locais que estão oferecendo opções bem mais em conta para os consumidores!
O que o Povo Diz?
Enquanto isso, o governo atual assiste de camarote a derrocada da marca. Nada como a desaceleração econômica e as novas preferências dos consumidores! É a chance de questionar: será que essa gestão consegue enfrentar esses desafios ou melhor mesmo é deixar rolar a maré?
Futuro Sombrio
A expectativa é de que o valor total do negócio da Starbucks na China atinja a assustadora marca de US$ 13 bilhões! Se essa jogada não for uma cartada de mestre, então não sei mais o que é.
Preparem suas xícaras e segurem-se, porque a tempestade de mudanças no mundo do café está apenas começando!