Sabesp: Avanços na Universalização ou Promessas Vazias?
A Sabesp, a gigante do saneamento paulista, fez alarde na noite de sexta-feira (15) ao anunciar que conseguiu melhorar alguns números no que eles chamam de “Fator U”, crucial para aumentar suas tarifas. Mas será que isso é motivo para festa?
Novas Ligações? Sim! Mas e o Saneamento?
Segundo a empresa, foram criadas mais de 500 mil novas ligações de água em 2024 e 2025, atingindo 118% da meta para o primeiro ano. Uhuuu! Mas calma lá! Enquanto a água flui, o esgoto fica na lama: as novas ligações de esgoto chegaram a 545 mil, ou seja, 93% da meta. Onde está o resto, Sabesp?
Tratamento de Esgoto? Uma Vergonha!
Se você pensou que o tratamento de esgoto ia bem, pense novamente! A Sabesp revela que só atingiu 64% da meta no tratamento. Isso dá um total de 661 mil economias. Ou seja, a companhia está deixando boa parte da sujeira para baixo do tapete!
Redes Novas e Promessas Velhas
E não para por aí! No final de julho, a empresa anunciou que tinha instalado 874 quilômetros de novas redes desde a privatização, sendo quase 570 de água e 307 de esgoto. Mas será que realmente estão atendendo a população do jeito que prometido? E a universalização do saneamento básico até 2029, que obriga a empresa a se mexer, já virou uma lenda urbana?
É hora de cobrar!
A Sabesp se diz comprometida em cumprir suas promessas, mas será que a população está vendo retorno disso na prática? Com tantas promessas e números radicais, só falta saber se o povo vai continuar engolindo esse balde d’água!