Aviso: O Céu Está Mudando!
As Companhias Aéreas se Antecipam à Nova Lei e Começam a Usar Combustível Sustentável!
Preparem os passageiros, porque vem novidade no ar! Apesar de o governo ter dado o grito da metade da laranja e apenas exigir que as companhias aéreas reduzam suas emissões de gases do efeito estufa a partir de 2027, a Latam e a Azul já estão mostrando serviço e colocando as mãos na massa. Isso mesmo, as duas gigantes da aviação estão correndo para introduzir o SAF, o famoso combustível sustentável de aviação, e seduzir a clientela com promessas verdes!
Matéria Verde, Mas Será Que Atinge o Alvo?
A polêmica Lei do Combustível do Futuro, sancionada neste ano, obriga os voos domésticos a se adequarem, começando com uma mísera redução de 1% nas emissões. Mas, pelo visto, as companhias não querem esperar a música tocar e já estão adiantando o passo!
A Latam já está testando o SAF em voos, como em um recente sobrevoo em Salvador. E as promessas não param por aí: a empresa garante que está investindo pesado em quatro frentes pra acelerar o uso desse combustível. O foco? Viabilizar uma matriz energética que valorize o Brasil, ao invés de depender do que vem de fora.
Azul Também Entra na Dança!
E não é só a Latam! A Azul também está de olho nas exigências de 2027 e já planeja voos-testes com combustível sustentável. Os aviões estão prontos, mas a companhia não quer se jogar de cabeça no SAF. Ao invés disso, quer apostar em eficiência e renovação de frota, fazendo a curva antes de pegar a estrada!
Promessas Futuras ou Estratégia Verde?
As previsões andam a mil: os projetos que já estão nascendo para a produção do SAF no Brasil podem garantir uma oferta de 1,7 bilhão de litros por ano até 2030! O governo garante que essa produção vai suprir a demanda e reduzir CO₂ na atmosfera. Mas, será que dá pra confiar? Vergonha na cara e compromisso com a sustentabilidade ainda são termos muito novos no dicionário de Brasília!
O Perigo do “Custo Verde”
A Latam lá vem novamente com o discurso da justiça: “Se o custo do SAF subir, quem paga é o passageiro!” E é verdade! Se não houver uma mão forte de políticas públicas nesse jogo, o preço da passagem vai subir, e muito. E quem vai ficar segurando a batata quente são os pobres coitados dos viajantes!
Por Onde Anda a Gol?
E a Gol? Ninguém sabe! O silêncio é ensurdecedor e a companhia não dá sinal de vida em relação às suas estratégias para acompanhar essa onda verde. Resta aguardar, mas não podemos deixar de criticar!
O Futuro é Verde, Mas e o Presente?
As grandes estrelas estão se movendo para um céu mais limpo, mas será que vão mesmo chegar lá? O cenário é promissor, mas o governo ainda precisa arregaçar as mangas e garantir políticas que realmente funcionem, senão essa transição vai acabar sendo só mais um papel simpático, mas de pouca eficácia!