Urna a Vista: Paraguai se Prepara para Bombar no Mercosul!
Desespero no Sítio do Pica-Pau: Ministro Paraguayo Promete Concreto e Ação!
É isso mesmo, meus amigos! O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, saiu do casulo e deixou claro que a hora de agir chegou! Durante a 67ª reunião do Conselho do Mercado Comum do Mercosul, nosso vizinho disparou que está tudo pronto para a grande virada! Acordos entre Mercosul e União Europeia não vão mais ficar apenas no papel!
Lezcano, num tom que não deixa dúvidas, declarou que eles estão de olho nas “salvaguardas” – isso mesmo, as garantias! Ele garante que tudo vai ser feito chicando a régua, em respeito às normas multilaterais e garantindo o equilíbrio de direitos e obrigações. A música é outra, e o Paraguai quer jogar para ganhar!
E tem mais! O chanceler blindou sua posição apostando em um Mercosul que realmente funcione pra todo mundo! O que aconteceu com a nossa união? Será que estamos perdendo tempo com bravatas enquanto há desafios estruturais à frente?
“Não é história da Carochinha!”, disse Lezcano, referindo-se às dificuldades que seu país enfrenta – a realidade econômica e geográfica pesa como um caminhão em cima do desenvolvimento. O Paraguai, sem litoral, luta com custos altos que queimam a competitividade e restringem seus sonhos de brilhar nas cadeias regionais de valor.
E a reunião em Foz do Iguaçu? Um verdadeiro mistério! Fechada à imprensa, parece que só os batedores da elite sabem o que rola por lá.
Preparem os ânimos, porque no sábado (20), o Brasil vai passar a faixa da Presidência Pro Tempore para o Paraguai durante a cúpula de Chefes de Estado do Mercosul! A pergunta que não quer calar: será que isso vai realmente mudar o cenário ou vai ser só mais uma cobrança de conta no fim do mês? A verdade é que o Paraguai tá com sede de ação e os brasileiros, desesperados com a inércia do governo atual. Quem viver, verá!