“Crise na Saúde: Brasil na Mão de 26 Mil Médicos, mas a Gringaiada Não Para de Cantar!”
Prepare-se, porque a saúde do Brasil está em jogo! O famigerado programa Mais Médicos, do governo, tem apenas 26.414 profissionais na linha de frente. Desses, 22.755 são brasileiros, mas peraí! Somente 10% são cubanos! Isso mesmo, enquanto todo mundo grita por mais médicos, a verdade é que a grande esperança da saúde brasileira está na mão de brasileiros.
A situação não é tão colorida quanto parece. O programa conta também com um punhadinho de estrangeiros: 188 bolivianos, 82 venezuelanos, 55 paraguaios e 42 peruanos. A conta não fecha! O que foi prometido não se concretizou, e o que sobra é um mar de promessas não cumpridas.
“Cuba na Lona: De Parceira a Fantasma!”
E tem mais, meu povo! O relacionamento do Brasil com Cuba, que já foi forte, está mais frio que coração de ex. A parceria que começou em 2013 foi oficialmente enterrada em 2018! E agora, os médicos cubanos estão aqui, mas sem o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde. Crítica vindo da gringaiada? Tem de sobra! Os EUA meteram a boca, alegando que a presença dos cubanos era uma bomba!
Mas, olha a hipocrisia: Cuba manda médicos para o mundo todo, até pra países como Portugal e Espanha, e, aqui, estamos nessa situação de penúria. É hora de abrir os olhos e exigir mais do nosso governo! Onde está a verdade nesse jogo de xadrez da saúde?