Emma Thompson em Apuro: “Senti que estava plagando Jane Austen!”
A superestrela britânica Emma Thompson, aos 66 anos, jogou um balde de água fria na sua fama! Em uma revelação bombástica, a atriz confessou que, ao escrever o roteiro do clássico “Razão e Sensibilidade”, sentia que estava cometendo um plágio monumental! Isso mesmo, gente! A mulher que levou para casa o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 1995 está questionando seu próprio trabalho!
Durante o bate-papo quentíssimo no podcast BBC Bookclub, Emma não teve papas na língua: “Meu Deus, isso é plágio puro e simples!” Imaginem o drama! Ela se sentia como se estivesse travestindo a obra de Jane Austen, que simplesmente não permite esse tipo de sacanagem sem que a gente sinta um peso na consciência!
Neste 2025, que marca os 30 anos do filme, a atriz relembrou os momentos de agonia e insegurança que a perseguiam enquanto tentava dar vida à trama. “Sabe aquela pressão de não desonrar uma grande autora? Olha, era desesperador!” — desabafou a estrela.
Emma faz o papel de Elinor Dashwood, a razão em pessoa, enquanto sua irmã Marianne, vivida por Kate Winslet, é a pura sensibilidade em forma de comportamento impulsivo e cheio de emoções. Se a gente já se perdeu nesses dilemas amorosos, imaginem elas, cercadas pelas convenções sociais da época!
Fazendo uma análise fria e direta, a talentosa atriz não hesitou em afirmar que, ao ler o roteiro hoje, ficou sem palavras: “Não sei como consegui fazer isso, na verdade!” E não é pra menos! A pressão de criar diálogos que não existiam na obra de Austen deixava Emma em crise, e ela admite: “A maior parte dos diálogos não é dela. Estamos invadindo o território da escritora e, sim, sentimos que devemos pedir desculpas!”
E tem mais! Emma não só escreveu o roteiro como protagonizou o filme, estabelecendo um marco com dois Oscars na carreira: um por atuação e outro por roteiro. Uma façanha que a torna única na história do Oscar!
Agora, para apimentar ainda mais essa história, uma nova adaptação de “Razão e Sensibilidade” está no forno, com Daisy Edgar-Jones nos papéis principais. Será que a nova geração de estrelas vai conseguir manter a qualidade ou vai ficar só no rabo da história?
Aguarde, que essa novela ainda pode render mais capítulos dramáticos!