FIM DE UMA ERA: MORRE KIM YONG NAM, O ÚNICO FORA DA FAMÍLIA KIM A CHEFIAR A COREIA DO NORTE!
Panicaram os poderosos de Pyongyang! Na última terça-feira (4), Kim Yong Nam, o último bastião fora da famosa dinastia Kim, despediu-se desse mundo aos 97 anos. A estatal, sempre na função de porta-voz do regime, confirmou o falecimento do homem que foi a alma diplomática da Coreia do Norte!
Este veterano, que ocupou com maestria a presidência da Assembleia Popular Suprema, teve a rara habilidade de servir os três líderes do país, sempre com um sorriso de canto e um jogo de cintura que poucos têm. O líder atual, Kim Jong-un, fez questão de visitar o túmulo do ex-chefe, mas quem vai acreditar que isso é real?
Nascido em 1928, Kim Yong Nam foi um dos responsáveis por moldar a diplomacia do regime à sombra de Kim Il Sung e depois virou o Rei da Diplomacia sob Kim Jong Il. E se você acha que ele estava fora de forma, engano! O homem continuou a ser o remanescente da era diplomática da Coreia do Norte, recebendo visitantes VIP em Pyongyang e até desfilando na Coreia do Sul em 2018 como figura de proa nos Jogos Olímpicos de Inverno.
Agora, a Coreia do Norte prepara um funeral de Estado que promete ser um verdadeiro espetáculo. E enquanto isso, todos ficam se perguntando: com a morte de Kim Yong Nam, o que será da política internacional do país? Será que o governo atual consegue sobreviver sem o toque de Midas deste diplomata? É de se esperar um novo capítulo de crises e tensão vinda da terra do norte!