Censura em Alta: Jornalistas São Presos na Venezuela em Dia de Posse!
Escândalo em Caracas! Sete jornalistas e funcionários de imprensa foram agarrados pela repressão na manhã e tarde de ontem (5) durante a cerimônia de posse na Assembleia Nacional da Venezuela. É o cerco à liberdade de expressão se apertando ainda mais!
A batida policial ocorreu nas imediações da Assembleia, onde novos parlamentares estavam tomando posse, enquanto a situação dos jornalistas se tornava cada vez mais dramática. Pelo menos três deles conseguiram escapar das garras do regime e foram libertados, mas a luta continua! O Sindicato Nacional de Trabalhadores de Imprensa (SNTP) clama por justiça e exige a soltura dos outros detidos.
Enquanto isso, os novos comandantes do país, como Delcy Rodríguez, tomaram posse de forma triunfal, mas a liberdade de imprensa? Essa parece estar amordaçada! O SNTP já havia denunciado anteriormente a prisão de 23 jornalistas e a censura de mais de 60 veículos de comunicação. E, pasmem, eles afirmam que “não há como sonhar com uma transição democrática enquanto as correntes da censura e da opressão ainda estejam firmes!”
O sindicato não está apenas pedindo por jornalistas; eles clamam por libertação de sindicalistas e defensores dos direitos humanos, todos vítimas de um governo que teme a verdade. As garantias de segurança para a liberdade de imprensa na Venezuela estão ameaçadas, e o dilema é claro: direitos humanos não são favor algum do governo, mas sim, garantias essenciais consagradas na Constituição!
Essa é a hora de estarmos atentos! O futuro da informação e da liberdade em um país que vive sob a sombra da censura está em jogo. As vozes da verdade não podem ser silenciadas!