EUA e Venezuela: Um Barco à Deriva nas Mãos de Malandros!
Você já parou pra pensar que os planos dos Estados Unidos para a Venezuela são como um castelo de cartas? Pois é! Jana Nelson, ex-subsecretária de Defesa dos EUA, acaba de jogar água fria na empolgação do governo americano com suas declarações bombásticas sobre a Venezuela! Durante o programa WW Especial deste domingo (4), ela não poupou críticas e deixou claro: as promessas de “governar” a Venezuela estão mais furadas do que balão de aniversário!
Contradições que Fazem o “Ué” no Governo!
Segundo a especialista, a gangue de Washington está perdida. É aquela velha história: “um diz uma coisa, o outro diz outra”! Em um momento, falam em dominar o petróleo venezuelano, e no outro, o secretário Rubio faz aquele jogo de palavras e recua. Esse vai e volta deixa todo mundo com um pé atrás, e o futuro da Venezuela? Ah, esse tá mais incerto do que promessa de político em época de eleição!
Eleição ou Farra? É a Grande Questão!
E não parar por aí! Nelson também detonou a posição dos EUA sobre a legitimidade das eleições venezuelanas. Trump tinha a audácia de dizer que Maria Corina Machado não era bem querida pelo povo. Eita! Será que ele andou na rua? A realidade é outra, e Maria Corina tem, sim, apoio popular! A contraditória postura da administração americana é como um barco a remo sem remo: não vai a lugar nenhum!
O Futuro da Venezuela: Troca-Troca de Ditadores!
Mas espera que tem mais! Para o futuro da Venezuela, Jana acredita que não haverá novas operações militares, porque, convenhamos, cadê o respaldo para isso? Em vez disso, os EUA parecem se preparar para trocar um ditador por outro! Agora, a estratégia é trabalhar com Delcy para garantir investimentos americanos. Uma jogada que pode até dar certo, mas será que vale a pena arriscar mais uma vez no tabuleiro da instabilidade?
América Latina em Alerta: A Estabilidade é a Chave!
Para encerrar com chave de ouro, Jana enfatiza que manter a estabilidade na Venezuela é o interesse direto dos EUA. O que eles mais querem? Diminuir a migração e o tráfico de drogas! Parece que o futuro está mais traçado do que livro de autoajuda: os americanos querem paz, mas a que preço?
As cartas estão na mesa e a roba da política internacional é de deixar qualquer um de cabelo em pé! Fiquem ligados, porque os próximos capítulos dessa novela prometem mais emoção!