Vivos e Ferozes: Predadores de 325 Milhões de Anos Saem da Caverna para a Selfie!

Redação
By
3 Min Read

Surpresa das Surpresas: Fósseis de Tubarões Pré-Históricos Encontrados em Caverna!

Acha que já viu de tudo na Terra? Espere aí! As profundezas da Mammoth Cave, no Kentucky, têm um segredinho guardado a sete chaves. E não é só um, mas dois tubarões pré-históricos que estiveram dando tchauzinho há impressionantes 325 milhões de anos! Isso mesmo, enquanto você estava apenas sonhando com tubarões de verdade, uma equipe de paleontólogos teve o tipo de achado que deixa qualquer um saltitando de felicidade.

Fósseis que São Moleza de Preservação

A Mammoth Cave, lar de peixes que parecem ter saído de um filme de terror por serem cegos, tinha um passado marinho de dar inveja. 325 milhões de anos atrás, essa área era um oceano tropical onde até tubarões pré-históricos se sentiam em casa, nadando em grande estilo. E adivinha quem chegou lá? O Troglocladodus trimblei e o Glikmanius careforum, duas feras do mar, também conhecidas como ctenacantos, que deixaram muitos tubarões da atualidade com cara de peixe de aquário.

Os paleontólogos arrancaram os fósseis desse paraíso dos sonhos com o coração batendo forte, todo um estoque de história marinha à vista. Essa busca faz parte de um projeto com o pé na ciência e a cabeça nas nuvens, mantido pelo Serviço Nacional de Parques dos EUA. Com tanto entulho por aí, nunca se sabe onde uma maravilhosa surpresa pode estar escondida.

O que a Idade do Pedra nos Revela?

Agora, se pensa que eles encontraram só ossos, tá muito enganado! Encontraram impressões de pele com dentículos dérmicos, o que deve ser um verdadeiro tesouro para entender como esses tubarões se comportavam – porque, convenhamos, quem não queria ter um tubarão moderno no currículo?

O Troglocladodus trimblei era um verdadeiro mastro dos mares, medindo uns respeitáveis 3,5 metros e munido de dentes afiados como faca de chef, prontos para a caçada. Já o Glikmanius careforum era um pouco mais comprido, com 3,6 metros de pura malandragem, mandíbula poderosa e espinhos dorsal de fazer qualquer rival tremer nas bases. Se você achava que os tubarões de hoje são brutos, é hora de rever seus conceitos!

Esse achado é só o começo! Esperamos que as pesquisas em parques nacionais dos EUA tragam mais joias como essas para a vitrine da história. Mas nem pense que vai ser fácil descobrir outros fósseis tão bem conservados, pois a natureza é uma verdadeira artista na hora de esconder seus segredos!

Share This Article