### “IA nos Games: Uma Salvação ou uma Mudança de Emprego?”
Saaalve, gamers de plantão! Vamos falar sobre uma parada que tá dando o que falar na indústria dos games: a inteligência artificial! O mestre Masahiro Sakurai, o mago por trás de Super Smash Bros. e Kirby, disse em uma resenha que a corrida pra criar jogos cada vez mais épicos tá deixando os devs malucos! Não é só o joystick que tá ficando quente, meus amigos!
Sakurai rebateu que só tá vendo um jeito de melhorar essa bagunça: a tal da IA generativa. Ele sacou que os grandes estúdios vão ter que dar uma reboladinha e se adaptar se quiserem ficar no jogo. Afinal, quem não se mexer na pista vai ficar pra trás, né? Ele acredita que as empresas que tiverem o jogo de cintura necessário para essa mudança vão sair na frente na corrida.
E no começo do ano, já tinha alfinetado que os games japoneses devem parar de ficar fazendo “freestyle” pra agradar o Ocidente. Agora, ele tá olhando pro cenário global, mas ainda tem um pé bem firme na sua terra natal!
### “Protestos no Mundo dos Games: IA não tem vez!”
Mas calma! Nem tudo são flores! Enquanto o Sakurai tá lá pensando em soluções, uma galera da área criativa tá fazendo barulho e protestando. Os profissionais do SAG-AFTRA estão em pé de guerra para que os estúdios não usem seu trabalho de forma automatizada, e a gritaria só aumenta. Essas discussões sobre IA ainda tão mais rasas que um rio de época de seca!
E olha que em maio de 2024, um chefão do PlayStation disse que a IA é “fundamental” para a geração Z e Alpha. Mas em junho, o CEO da Take-Two Interactive, que cuida da Rockstar Games, teve a audácia de dizer que a conversa de que IA tá tirando empregos era “loucura”! Adivinha quem não ficou feliz com isso? O dublador de The Witcher! Ele falou que a IA é inevitável, mas “perigosa”. E é mesmo, amigo!
### “CD Projekt Red e a IA: Um Caso de Amor ou Ódio?”
E para fechar com chave de ouro, vamos falar da CD Projekt Red, que usou IA pra dublagem em Cyberpunk 2077 pra substituir um dublador falecido, sim, com a bênção da família. Mas isso não agradou a todos, e vários dubladores tão criticando o uso de IA em jogos como The Finals, dizendo que usaram a tecnologia em vez de atores. O que eles querem afinal? Jogos sem atores é o sonho deles ou o pesadelo?
Dubladores tão soltando a voz e chamando de “inimigo invisível” essa IA que tá pegando seu trabalho. A Victoria Atkin, que deu voz a Assassin’s Creed Syndicate, até se aventurou a dizer que a IA é como um “monstro invisível” que tem que ser combatido. E o Paul Eiding, do Coronel Campbell em Metal Gear Solid, também não ficou de fora, soltando os cachorros contra a tecnologia!
Então, fiquem ligados, porque a batalha entre IA e dubladores promete ser tão épica quanto um torneio de Super Smash Bros.! E você, o que acha? IA nos games é uma mão na roda ou um pé no freio? Deixa aí nos comentários!