Steven Spielberg faz tanto realismo em filme de guerra que veteranos agora têm hotline!

Guerra e Emoção: O Clássico que Fez os Veteranos Relembrar o Campo de Batalha!

Ah, 1998, um ano marcado por boas lembranças e um tal de O Resgate do Soldado Ryan, do mestre Spielberg! O filme, que é mais épico que o almoço de domingo da sua avó, trouxe Tom Hanks em uma missão de guerra na Segunda Guerra Mundial. Mas calma lá! Enquanto o público se empolgava, os veteranos de guerra estavam com a pulga atrás da orelha, tipo cachorro em dia de visita médica!

“Essa Cena Me Acordou do Sono”

Para muita gente, o filmaço foi só mais uma perda de tempo entre pipoca e refrigerante. Já para quem esteve em guerra, a situação era bem diferente. O desembarque na Normandia foi filmado com tanta precisão que parecia mais uma viagem de volta ao pesadelo!

O veterano John Raaen, que sobreviveu ao Dia D, assistiu ao filme e ficou tão chocado que pensou em fugir do cinema. "Foi um flashback que me derrubou. A mente ainda repassa todas as cenas como um replay cansativo!" disse ele, com mais emoções que a final do reality show da sua vida.

Fala Sério, Isso é o que Chama de Gatilho!

Com toda a emoção e drama na telona, o Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos logo colocou a mão na massa e montou uma linha de ajuda! Afinal, não era só um filme: era o tipo de trama que poderia resgatar lembranças que nem um super-herói poderia enfrentar.

Ligações que Não Paravam!

Deborah Richter, que na época era terapeuta no Portland Veterans Center, explicou que filmes de guerra têm esse superpoder de provocar emoções até nas mais geladas das almas. “Esse filme vai mexer com muita gente! É uma visão brutal sobre dor e sofrimento. Mais impactante que aquele café que você tomava só para ficar acordado no trabalho!” Com isso, a expectativa é que as ligações aumentassem mais que a fila da lotérica em dia de sorteio.

Então, se você ainda não viu, corre pra pegar sua pipoca e se preparar: esse não é apenas um filme, é um verdadeiro passeio emocional por histórias que muitos prefeririam esquecer!