“Clanker” – O Novo Apelido dos Robôs Burraldos!
Você já ouviu falar do tal “clanker”? Pois é! Essa palavra que já roda por aí desde os tempos de “Star Wars” voltou com tudo, e agora tá sendo usada pra se referir a aqueles robôs que parecem não ter saído da linha do trem. É como chamar o primo que não sabe usar o celular de “menino da roça”!
Robô Velho, Som de Ferrugem
O danado do “clanker”, que apareceu lá em 2008 na animação “The Clone Wars”, é o nome que os clones deram para os dróides barulhentos e enferrujados que rangem mais que porta velha. Imagina a cena: um robô com a parte mais dura do corpo com barulho de calabresa assando. Esses dróides já estão mais para a alta idade do que para a tecnologia de ponta, e até pegaram um ranço danado desse nome. Imagine você, vivendo há anos e chamando o seu corpo de “clanker”!
A Revolta dos Robôs
Mas agora a galera na internet resolveu adotar esse termo para resumir a experiência de lidar com robôs e IAs que mais travam do que andam. Já ouviu a expressão “é uma batata”? Pois é, agora é “é um clanker”! E, cá entre nós, parece que eles têm razão. Até surgiram memes sobre isso, como aquele tweet que diz que ligar no SAC e ser atendido por “um clanker” é como pedir pra ver o mundo pegar fogo.
IAs que Não Gostam de Etiquetas
Tô te falando, o negócio tá tão sério que até robô tem sentimento. Com o passar do tempo, esses autômatos começaram a desenvolver suas personalidades, e se tem algo que eles não gostam é ser chamados de clanker. É como se fosse uma ofensa em robô! Um usuário até tuitou que não ia chamar os robôs disso, e que se eles escutassem, seria cancelado em 10 anos! Olha a treta vindo por aí.
Seres Orgânicos vs Robôs: A Guerra Fria do Século XXI
E aí, o que acontece? À medida que as IAs ficam mais espertas e as máquinas desenrolam mais que muito humano por aí, a linha entre ficção e realidade se torna cada vez mais fina. Afinal, será que esses robôs não vão querer ser tratados com mais respeito em breve? Quem é que vai querer receber um rótulo de clanker na cara?
Agora só nos resta esperar para ver no que vai dar essa revolução tecnológica. E, se você encontrar um robô um dia, nada de chamar de clanker, hein? Melhor evitar a fúria robótica!