A Nova Ordem Todo-Poderosa dos Brinquedos: Como Star Wars Dominou as Prateleiras
Quando a Força Entra em Ação!
Prepare-se, os troopers de plástico estão prestes a invadir sua sala! Lá em 1977, quando Star Wars desembarcou nas telonas, ninguém imaginava que a saga do bonitão do sabre de luz mudaria os brinquedos para sempre. Naquela época, os brinquedos eram como um filme de verão: você assistia e esquecia. Mas a força estava se movendo, e George Lucas foi lá e revolucionou tudo!
Um Pulo no Tempo? Não! Era só Oração e Negociação!
Certa vez, o grande George, preocupado que seu filme fosse desmascarado, chamou os grandões do brinquedo para dançar. Mas, surpresa! As gigantes Hasbro e Mattel disseram “Não, obrigado!” e viraram as costas. Quem deu a mão foi a Kenner Products, a pequena do grupo, e a partir daí, o jogo mudou!
De Remendo de Meia a Brinquedos Icônicos!
Jim Swearingen, o designer que tinha mais amor por Star Wars do que chocolate, convenceu os chefs da Kenner a embarcar nessa nave. Mas, oh, oh! Os bonequinhos estavam atrasados. E aí? A solução foi uma jogada de mestre: fazer bonecos menores! Tipo, eu não estou falando de miniaturas, mas de um jeito esperto de usar moldes de brinquedos que já estavam por aí.
E as capas dos Jawas? Ah, Dave Okada teve uma ideia brilhante: usou suas meias marrons! Sim, aquelas meias que todos acham que estão na moda.
A Caçada do Contrato Espacial!
Com diagramas de naves na mão e uma missão que valia ouro, Jim voou para Lucasfilm e, em um piscar de olhos, fez o primeiro design dos brinquedos. O que aconteceu, você pergunta? Um mês antes do filme carimbar os cinemas, a Kenner fez um trato que era quase uma ‘mamata’: para cada dólar, 95 centavos caíam no bolso deles. Uhuuu! Dinheiro no bolso!
Promo Sustos e Brinquedos Reais!
Era mágica, mas a coleção ainda não estava pronta para o Natal. Para dar uma resposta rápida ao povo que pirava por Star Wars, a Kenner lançou produtos reciclados… com o logo da franquia! E a grande sacada? O Early Bird Certificate Package, um voucher que prometia que as crianças seriam as primeiras na galáxia a receber os bonecos.
Do Papel à Realidade: A Promessa!
Esse tal pacote era nada mais, nada menos que uma caixa vazia que disse: “Confia na gente, os bonecos vêm aí!” E óbvio que a febre pegou! As vendas dispararam, e a Kenner viu seus lucros crescerem como espaguete al dente!
As Peripécias das Negociações!
Apesar do sucesso, a Fox não estava muito feliz com o trato. A missão ficou nas mãos de Jim Kipling, que se viu em uma negociação digna de filme. Imaginem um físico musculoso se levantando e comendo sua paciência! Mas enfim, a parceria caprichada continuou firme e forte!
Boba Fett e o Mistério da Criança Desaparecida!
E se você acha que a história estava acabando, espere! O famoso boneco de Boba Fett tinha um projetor de foguete. Mas como a vida é cheia de reviravoltas, o brinquedo nunca chegou às prateleiras por conta de um incidente esquisito. Uma criança ficou engasgada com um foguete de outro brinquedo. Resultado? O brinquedo ficou guardado e os poucos que foram lançados por correio valeram mais que ouro.
O Legado de Um Grande Investimento!
Hoje, anos depois do investimento de 100 mil dólares, a coleção de Star Wars faz a economia girar com cerca de 3 bilhões por ano. E a história se desenrola a cada novo ciclo!
Prepare-se, porque vem muito mais por aí! Nessa galáxia, a força dos brinquedos nunca morre!