Preço de Jogo Novo: A Sony Estava no “Aperto” ou em “Promo”?
Ah, os preços dos jogos! Uma verdadeira montanha-russa de emoções, e agora voltamos ao tema com a nova joia da coroa: Hollow Knight: Silksong. Você já fez uma viagem no tempo e se perguntou por que os jogos na PlayStation parecem custar o olho da cara? Pois é, meu amigo, a odisseia começa!
Do amigo econômico ao amigo caro: Sony, o que rolou?
Olha só, dá até para sentir a brisa quente de quem critica a famosa política de precificação da Sony, que parece ser mais fechada que pote de maionese em dia de festa. Mauro Berimbau, nosso detetive das redes sociais, pontuou que a Sony tá achando que brasileiro é fiel como a galera dos filmes românticos. E vai querer testar nossa paciência?
Apesar da desenvolvedora ter decidido que Silksong custaria apenas US$ 20, o preço na loja da Sony aqui no Brasil parece mais com uma loteria. Um exemplo claro é o novo Hell is Us, que faz a galera da Steam parecer o verdadeiro “camarada” — R$ 222,4 contra R$ 179. Eita diferença!
Comparação de preços: aposto que você não vai querer saber!
E vamos falar de um clássico: Stardew Valley! O jogo de fazendinha que acalma até o mais nervoso dos jogadores custa R$ 79,90 na PlayStation, enquanto os da Microsoft e Steam estão cozinhando a R$ 29 e R$ 24,99, respectivamente. É promoção que não acaba mais!
Berimbau tá fazendo um estudo que revelaria que os consoles mais usados no Brasil são quase uma resenha: PlayStation 4 e 5 dominando a cena como o rolo do pão na mesa. Mais amor da indústria, mas a conta não fecha, né?
É teste ou erro? A dúvida está no ar!
O pesquisador ainda se arrisca a dizer que essa diferença de preços pode ser um “teste estratégico” ou simplesmente um “erro” — uma verdadeira roleta russa de preços! Para os consumidores latino-americanos, qualquer aumento é como ver um aumento de salário que nunca vem.
Carlos Silva, que também faz parte da equipe de Berimbau, comentou que essa diferença gritante não é mais comum, como em tempos de PlayStation 4 e Xbox 360. Mas a gente sabe que, dependendo do dia, até a tabela do supermercado pode fazer o mesmo!
Sony, vamos conversar?
A Sony, numa típica atitude de “quem não quer, não fala”, não se manifestou sobre a situação. Criar expectativa faz parte do jogo (trocadilho intencional), mas a gente quer mais é saber se vai rolar uma acalmada nos preços ou se estamos mais na onda do “cada um por si”.
Então, galera, fica aí a reflexão: estamos prontos para essa festa de preços malucos ou vai ser preciso um “socorro” na hora de comprar jogos? É esperar pra ver!