Seu iPhone e 2 TB de segredos surrupiados! Aprenda a blindar sua vida digital!

Redação
By
5 Min Read

Perdeu o Celular? Agora É Hora de Entrar na Justiça Direto com a Maçã!

Ter o iPhone roubado é um verdadeiro baque! Mas imagina a dor de perder não só o celular, mas também todas as suas preciosidades digitais? Documentos importantes, fotos com a família… tudo isso foi pro espaço! E aí, meu amigo, algumas almas revoltadas decidiram processar a Apple. A treta tá boa!

“Eu perdi minha vida digital e ainda por cima fiquei sem celular!”

E foi exatamente isso que aconteceu com o Michael Mathews, de 53 anos. Ele viu 2 terabytes de memórias e documentos desaparecerem quando seu iPhone foi sequestrado. Era tudo que ele tinha digitalmente, como se o ladrão estivesse levando uma parte da vida dele! Os casos estão pipocando e todo mundo tem uma história pra contar sobre esses “ladrões pesquisadores”.

Um destaque vai para a Robin Davis, que foi a uma festa daquelas em Nova York. O marmanjo ladrão se fez de garçom, ganhou a confiança dela e ainda deu uma “drogadinha” esperta. Resultado? O iPhone voou, e junto com ele, o código de segurança. Com a chave em mãos, os ladrões desativaram todas as opções de segurança e agora estavam prontos para vender o que consideravam um “negócio da China”.

Assim, as vítimas ficaram com o sentimento de traição. Elas acreditam que a Apple foi negligente, pois mesmo provando que eram os verdadeiros donos, não conseguiram reaver suas contas. Agora, estão há meses cavando um bilhete premiado de 5 milhões de dólares para a Maçã. Quem diria que o iPhone poderia custar essa fortuna?

Backup? O Que É Isso, Meu Amigo?

A Apple tem uma solução chamada backup criptografado lá no iCloud. O lance é que apenas quem tem a chave (você!) pode acessar esse backup. Quando você ativa, rola a geração de um código aleatório que fica guardado lá no fundo do seu coração… ou na memória, não se esqueça dele!

Um ativista da privacidade, o Thorin Klosowski, diz que a Apple pode ter acesso a essa chave e pode ser que eles não estejam totalmente preparados para lidar com as trapaças de ladrões que estão por aí. A proteção é boa contra hackers, mas e quando o ladrão tá com o seu celular na mão?

Silêncio Total da Apple: Um Clima Tenso!

Se o usuário esquecer a chave, dá pra gerar outra, mas tem que passar pela prova dos nove e desativar a proteção avançada. Mas, adivinha? Os ladrões conseguiram roubar também o código! Agora, os usuários estão esperançosos, mas a Apple parece que virou um eco no deserto, sem se manifestar.

Maçã já deu um jeito em coisas parecidas

A famosa jornalista Joanna Stern fez um estrago em uma reportagem sobre como a galera da malandragem rouba iPhones. O resultado? A Apple lançou um modo anti-roubo, bem na hora! Agora, você pode acionar certas funcionalidades para evitar mudanças indesejadas na segurança, mesmo se tiver rolando um “esquema malandro”.

Regras de Ouro: Como não deixar a tragédia rolar solta com seu iPhone

O que precisamos aprender com tudo isso? Nunca ache que isso não pode acontecer com você! Primeiro, tenha sempre um backup, melhor ainda se for em mais de um lugar. O iCloud é uma mão na roda, mas cuidado com os 5 GB free, porque isso não é nada.

Ative todos os tipos de segurança possível, como o modo anti-roubo, que faz você parecer um ninja na hora de proteger sua conta Apple, e a autenticação em dois fatores. E se, por acaso, o infortúnio ocorrer, não perca tempo! Tranque seu iPhone rápido, rápido, rápido! Isso pode ser feito até do computador ou de outro celular. Fechar a porta depois que o ladrão entrou? Não, não, não!

Com tudo isso, talvez a Apple escute as vozes do povo e faça mudanças melhores para proteger suas joias digitais. Por enquanto, só nos resta ficar de olho e esperar que não sejamos as próximas vítimas!

Share This Article