GTA 6: O Futuro É Brilhante, Mas Cadê o Jetpack?
Chegou a hora da onça beber água, ou melhor, da galera se preparar para o lançamento do tão esperado GTA 6! E a expectativa é igual a aquela espera pelo pão quentinho da padaria: está todo mundo contando os minutos! Os trailers já mostraram que vamos ter gráficos de cair o queixo e uma narrativa que vai ter mais peso que um elefante na balança. Mas, segurem-se nas cadeiras, porque vem uma notícia que pode deixar alguns fãs a beira de um ataque: o estilo do bom e velho San Andreas nunca mais vai voltar!
San Andreas: Peça Icônica ou Relíquia do Passado?
Sabe aquele joguinho que fez todo mundo querer sair por aí pilotando motos do telhado? Pois é, a realidade é que, com a evolução da tecnologia, GTA: San Andreas é mais difícil de se reencarnar do que encontrar agulha em palheiro! A partir de GTA IV, a Rockstar resolveu dar uma volta de 180 graus. Em vez de parque de diversões, a gente foi parar em uma cidade tão sinistra que até o Batman pensaria duas vezes antes de dar uma passadinha.
O Dilema Gráfico: Mais Realismo ou Mais Diversão?
Os gráficos estão tão melhores que nem parece o mesmo jogo! O diretor técnico da série, o Obbe Vermeij, confessou que tinha vontade que o IV fosse mais parecido com Saints Row 2. A verdade é que, por conta dessa busca por realismo, vários recursos de San Andreas ficaram no passado, como jetpacks e tanques. É, meu amigo, não adianta sonhar, porque a festa de San Andreas já era!
Super Realismo, Super Desafios
Antigamente, as missões eram tão doidas que se você não achasse um jetpack perdido, pelo menos teria certeza de que estava no meio de um jogo. Hoje em dia, o super realismo trouxe junto uma bagagem de responsabilidades e custos. Será que vale a pena criar uma área nova se cada pixel vale ouro? Como diria minha avó: “Nada vem de graça e, se vem, deve ter um porém no meio”.
As Loucuras de Antes São Lendas Agora
GTA foi evoluindo e, com isso, a história também mudou. O exagero e a comédia de San Andreas foram dando lugar a narrativas mais complexas e sombrias. Com GTA V, a galera se divertiu, mas as maluquices ficaram restritas a easter eggs e o famoso GTA Online. E quem não queria mais uma missão onde você sai vestido de látex atrás de um trem?
Até Que Não É Todo Lamento!
Se for parar para pensar, essa mudança não é exatamente uma tragédia. A Rockstar evoluiu, e a verdade é que o que eles têm feito dá um show na concorrência. A prova disso é que até o Saints Row, que sempre foi a irmã excêntrica de GTA, não conseguiu acompanhar a evolução e acabou dançando fora da festa.
Enquanto a gente se despede das loucuras de um San Andreas, lembre-se: a evolução é necessária, mas as lembranças sempre vão ficar. Agora só nos resta esperar pelo novo capítulo dessa saga que, mesmo com menos jetpacks, vai ficar na nossa memória como um dos maiores clássicos. Então prepara a pipoca e a ansiedade, porque GTA 6 está chegando e promete mais emoção do que novela das oito!