RPG viaja no tempo e brilha, mas é chamado de plagiário – que pérola é essa?

Redação
By
3 Min Read

O Jogo do Ano ou Só uma Cópia? A Polêmica de The Time I Have Left!

Quando a gente acha que já viu de tudo no mundo dos games, aparece um título com tanta personalidade que faz até o mais experiente gamer coçar a cabeça! É o caso de Clair Obscur: Expedition 33, que se tornou o “xodó” da galera. Mas agora a briga está pegando fogo com The Time I Have Left, o debut da Ground Game Atelier! O jogo tá abusando da semelhança e gerando aquele climão: cópia ou homenagem?

A Linha do Tempo e o Estilo Diretão

Em The Time I Have Left, somos chamados a ajudar Aline, que é a última sobrevivente de uma colônia subterrânea chamada Colony 7. A moça tem apenas seis horas pra escapar de uma situação digna de filme de terror chamada The Miasma. O tempo tá contando e, meu amigo, é melhor ficar esperto! O relógio não dá trégua nem quando você tá só conferindo um menu, então cada segundo é ouro – ou seria “cada segundo conta”?

O sistema de combate é um arrasa quarteirão! Em vez de ficar batendo boca com inimigos, você tem estratégia, ação e muito reflexo. Desviar e contra-atacar é a dança do momento que traz uma barra de tensão, tipo uma pressão do bem, e dá um “up” nos poderes da Aline. E para apimentar a coisa, em vez de pontos de vida, temos uma barra de Força de Vontade. Olha que chique! A determinação dela é quem vai fazer a diferença no meio da briga. E as animações? Um verdadeiro show à parte!

A Defesa da Galera do Estúdio: “Ei, Não É Plágio, É Estilo!”

Não demorou muito e a galera da internet começou a gritar “plágio!” por aí. O pessoal do estúdio ficou chateado e saiu em defesa: “Pô, chamar a gente de cópia dói!”. Eles ressaltaram que, embora seja RPG por turnos com esquivas e tudo mais, as ideias já estavam lá nas demos de 2022 e 2024. Ouvindo isso, a equipe deixou claro: “Tem espaço pra todo mundo nesse rolê!”.

E para quem tá com dúvida, é só dar uma conferida na demo disponível no Steam e ver que The Time I Have Left tem suas próprias manhas e personalidade!

Então, vamos lá, desbravadores do mundo dos videogames! O que vocês acham? Cópia, coincidência ou uma bela homenagem de fato?

Share This Article