Título: Iron Man Não É Brinquedo! Downey Jr. Avisa: "Minha Alma Não Está à Venda!"
Parece que a inteligência artificial tá querendo se meter no cinema, mas Robert Downey Jr. não tá nem aí! O eterno Homem de Ferro, que brilha mais do que estrela em noite de Natal, soltou o verbo sobre o pessoal querer "reviver" seu personagem digitalmente. Ele jogou na roda que, pelo menos no mundo Marvel, isso não vai rolar. Olha que audacioso!
Em um bate-papo animado no podcast "On with Kara Swisher", o astro da Marvel revelou que sabe que sua imagem pode ser recriada na telona futuramente com o auxílio da tecnologia. Mas ele não tá preocupado, porque acredita que o comitê Marvel – que é mais fechado que cofre de banco – não deixaria isso acontecer. "Esses três ou quatro doidos que fazem as decisões nunca iriam me deixar na mão,” afirmou Downey Jr.
Quando pressionado sobre o que aconteceria se algum executivo maluco tentasse recriá-lo na tela grande, ele não pensou duas vezes: "Olha, só pra ficar claro, pretendo processar todos os que cogitarem isso, mesmo que eu já tenha virado poeirinha cósmica!" É isso mesmo! O cara não tá aqui pra brincadeira e aposto que seus advogados já estão de olho no futuro.
Dando uma cutucada sobre a nova era tecnológica, ele disse que a ideia de que as corporações mandam e desmandam nesse novo jogo é uma grande furada. No ano passado, a greve de mais de 100 dias da SAG-AFTRA deixou bem claro que os atores não estão dispostos a deixar a IA fazer o que quer do jeito que quiser. A galera tá unida e vai pra cima!
No fim das contas, Downey Jr. provou que, mesmo na era digital, a alma de um personagem vale mais que qualquer pixel. Pode esquecer isso de "recriação digital", pois o Tony Stark do Downey fica no rolê, mas só fisicamente. E, cá entre nós, se tem alguém que pode dar um basta nesse papo de IA, esse alguém é ele!