Dinheiro? Aqui na China, só se for pra fazer papel picado!
Se você achar que vai pagar com grana suada em uma loja na China, pode esquecer! Os gigantescos logos azul e verde do Alipay e do WeChat Pay são os verdadeiros reis do pedaço. As moedas e notas tradicionais? Estão mais desaparecidas que geladeira em festa de piratinha! Enquanto a gente por aqui ainda tá pensando se o euro digital vai pegar, os chineses já tão com a festa feita.
QR Code é o novo papel moeda
Em supermercados, cafés, táxis e até no transporte público, pagar com dinheiro é coisa do passado! Os estabelecimentos tão tão moderninhos que, em muitos deles, não tem nem caixa registradora! E quem ainda tenta pagar em dinheiro? Adivinha? Sai sem troco! Os chineses estão tão acostumados a fazer tudo pelo celular que o senhorzinho da esquina é quase o último dos moicanos quando o assunto é grana física.
Um vendedor de frutas lá em Hubei, o Ma Dian, soltou a real: “Dinheiro só para ajudar os idosos. Montar o Alipay pra eles é como ensinar cachorro a falar!” E, convenhamos, se você tem mais de 80 anos por lá, pode ter que pedir auxílio aos netos. O jeito é dar um ‘help’ na galera que ainda não entendeu a magia do smartphone!
Os famigerados QR Codes estão mais presentes que sogra em feriado! Em vez de olhar um cardápio de papel, o cliente direciona a câmera pro código e, voilà! Se for um código estático, ele insere o valor; se for dinâmico, já vem tudo. E pra terminar a operação, uma senha ou, quem sabe, um reconhecimento facial! O que vale é na hora da sensação. Ah, e agora tem QR Code unificado, então é como escolher qual doce você quer na loja!
Bancos? Ah, estão fritos!
Com esses dois Sultões dos pagamentos digitais, os bancos por lá tão se sentindo como figurantes no filme da própria vida! É preciso ter conta bancária pra acessar os aplicativos, mas as funções deles não dão conta do recado comparadas ao que Alipay e WeChat Pay oferecem. Eles tão mais pra “coadjuvantes sem destaque” que pra protagonistas!
Embora tanto a Alibaba quanto a Tencent tenham o controle dessa festa, é bom lembrar que o governo chinês dá as cartas. Já rolou tempinho atrás, quando o Jack Ma tinha uma ideia brilhante de abrir capital, e o governo disse “peraí, vamos segurar essa onda aí”. O que rendeu uma longa pausa na carreira do moço!
A China também quer sua moeda digital, mas só no timing perfeito!
O banco central tá nessa de criar uma moeda digital, o tal do renminbi digital. Eles não tão só de olho no dólar, mas tão de olho em fazer um sistema paralelo. As criptomoedas que se cuidem, porque a China quer orgulhosamente sua versão controlada! Mas quem tá dominando a briga mesmo são os já mencionados Alipay e WeChat Pay, que tão com tudo e mais um pouco.
Mas pera aí! Eles perceberam que os turistas tavam na mão e finalmente permitiram que visitantes criassem contas nesses apps. Agora dá pra vincular um cartão de crédito! E não para por aí: os limites de transação aumentaram, passando de US$ 1.000 para US$ 5.000! Quem diria que os chopsticks iam ficar mais fáceis com QR Codes, hein?
E se você não quer complicar, o WeChat Pay permite que você faça pequenos pagamentos sem ter que conectar seu cartão de crédito. Só precisa de internet! E quem não tiver chip local? Aí é só correr pra pegar um e facilitar a vida na terra do dragão!