Carros e Confiabilidade: Uma Dupla Imbatível!
Então, você tá pensando em trocar de carro e quer um que não te faça passar mais tempo na oficina do que na estrada? Pois é, esta é a nova realidade dos motoristas de plantão, e a gente tem os números que dizem tudo! Com as grana dos carros subindo como pão quente na padaria — média de US$ 48 mil — é melhor ficar de olho na confiabilidade antes de fazer a compra, hein?
Os Mestres da Confiabilidade: Japão em Alta!
Como diria o sábio: “quem não arrisca, não petisca”, mas pode acabar se dando mal se não pesquisar. Se tem um lugar que manda bem quando o assunto é carro confiável, é lá no Japão! Olha só: 8 das 10 marcas mais confiáveis são asiáticas! Honda, Acura, Mazda e Hyundai estão na crista da onda. As marcas europeias, como Audi e BMW, até apareceram, mas tão lá embaixo no ranking, como um gato que ainda não aprendeu a andar de patinete.
Toma Cuidado com os Micos!
Agora, se você tá pensando em um carrão da GMC, Cadillac ou Rivian, pode ir preparando o coração! Essas empresas estão lá na rabeira da lista, com os piores índices de confiabilidade. Se a Rivian, fabricante de elétricos, tá fazendo “carroça” com os novos modelos, é melhor pensar duas vezes antes de entrar nessa.
Marcas Famosas, Modelos Falidos!
Mas calma, que não é só porque a marca é famosa que todos os modelos são ótimos. O Jake Fisher, que manja dos paranauês automotivos, comenta que mesmo marcas que são como o bom vinho, com boa reputação, podem ter alguns modelos que são uma verdadeira “encrenca”. Então, presta atenção, porque é modelinho a modelinho que a gente vai!
No fim das contas, antes de sair por aí fazendo test drive, é bom dar uma pesquisada básica sobre cada modelo, especialmente nos híbridos e elétricos que estão mais na expectativa do que na entrega. Tornar seu sonho de carro novo em pesadelo financeiro tá longe de ser a vibe que a gente quer, né?