Entre Gladiadores e Nervosismo: O Dia em que o Imperador Quase Pirou
“Essa Cena não é para Mim, não Dou Conta!”
Ah, Gladiador! Quase 23 anos se passaram desde que o Russell Crowe fez todo mundo gritar “Desperte sua fúria!” e se transformou no icônico Maximus Decimus Meridius. Mas, nesse campo de batalha cinematográfica, o que rolou nos bastidores vai te fazer rir e questionar a sanidade de qualquer ator!
Imagina só, o príncipe romano Commodus, interpretado pelo surpreso Joaquin Phoenix, todo arrumado e, no entanto, com a cara de quem viu um fantasma! Durante uma cena crucial, o moço se aproxima do diretor Ridley Scott, parecendo mais nervoso que gato em dia de mudança, e solta a pérola: “Não consigo fazer isso”. A reação de Crowe? “Isso é extremamente pouco profissional!”. O brabo ficou pistola!
“Irmãos no Caos”
Mas calma, porque Scott tem um coração de ouro (ou até bronze, vai saber) e sempre tratou o Phoenix como um “irmão”. “Gladiador foi um batismo de fogo pra nós”, sussurrou o diretor, relembrando os tempos em que Joaquin ainda não era o superstar que conhecemos e amamos (ou não, né?).
O fato é que Phoenix estava mais perdido que cego em tiroteio e confessou em várias entrevistas que o set imenso e caótico fez ele sentir que estava no meio de uma batalha de verdade. “Eu olhava ao redor e pensava: ‘Deus do céu, o que estou fazendo aqui?’”, revelou ele, quase chorando em meio a risos.
Um Truque de Mestre!
E se você acha que Scott deixou o mocinho na mão, está muito enganado! Ele teve a brilhante ideia de filmar Joaquin por horas… sem filme. Pois é, um verdadeiro mago do cinema! “Ridley não queria desperdiçar filme enquanto eu não relaxasse,” contou Phoenix, rindo da situação. Se isso não é um golpe de mestre, então eu não sei o que é!
E adivinha? Após essa montanha-russa de emoções, os dois ainda estão juntos na vida real e até fizeram um filme novo sobre Napoleão. É, parece que a amizade de Gladiador resistiu às balas!
Então, da próxima vez que você assistir a Gladiador, se lembre: por trás da lâmina reluzente e dos gritos de guerra, teve um pouco de nervosismo, uma dose de humor e, claro, muita, mas muita superação!