Nova Baleia: A “PokéBaleia” que Te Deixaria de Olho!
Cuidado! Cientistas acabaram de descolar uma novíssima espécie de baleia antiga que parece ter saído direto de um desenho animado. Com olhões esbugalhados, essa criatura de 25 milhões de anos é, segundo o pessoal da paleontologia, uma verdadeira mistura de baleia, foca e Pokémon. Imagina a cena!
Segundo o sábio Erich Fitzgerald, curador sênior de paleontologia do Instituto de Pesquisa de Museus de Victoria, a tal beleza era “enganosamente fofa”. E ele não está de brincadeira! Só não vá se deixar enganar porque, apesar da carinha simpática, a danada é um predador feroz. É aquela famosa história: não é porque a pessoa é bonita que não vai te dar um mordida!
Essa espécie estilosa, chamada Janjucetus dullardi, pode parecer algo que você pegaria na Pokébola, mas é melhor manter a distância, porque a mordida dela é mais eficiente do que aquelas promoções de última hora! Imagina uma “baleia” do tamanho de uma cama de solteiro? Essa aí já foi encontrada, mas com poucos detalhes: apenas um crânio e uns dentinhos provisórios. O que é uma pena, já que a aparência completa dela continua sendo um mistério maior do que o motivo do gás na msica do Lava Jato!
Fitzgerald ainda soltou uma curiosidade: “Talvez eles tivessem pequenas protuberâncias de pernas, como toquinhos de madeira no corpo”. Ou seja, não dá para ficar chamando de fofura só pela cara!
A Janjucetus faz parte dos raros mamíferos-odontídeos que foram populares entre 34 e 23 milhões de anos atrás e são antepassados das atuais baleias jubarte e minke. Em termos Pokémon, definitivamente é do tipo Água! Olha a história!
Agora, um grande abraço ao Ross Dullard, o caçador de fósseis que desenterrou o crânio na praia e levou seis longos anos para confirmar que ele era “da pesada”. Após essa maratona de pesquisa, ele finalmente celebrou a descoberta. Dullard não escondeu a alegria: “Essa foi a melhor 24 horas da minha vida!” E quem não ficaria feliz? O cara passou noites em claro sonhando com a adorável “PokéBaleia”.
Portanto, quem diria que uma criatura assim poderia dar tanto que falar? Para os caçadores de curiosidades, fica a dica: às vezes, um dia na praia pode levar a descobertas de outro mundo!