A Guerra dos Games: Será que a Demonstração de Perfect Dark Era Tudo Engano?
E aí, galera, vamo bater um papo sobre um babado quentíssimo que rolou no mundo dos games! O estúdio The Initiative, que tentava ressuscitar a clássica Perfect Dark, acabou sendo um dos muitos a sofrer com um verdadeiro tsunami de demissões. E como se não bastasse isso, ainda pintou uma polêmica das grandes!
O jornalista da galera do Kotaku, Ethan Gach, soltou a bomba: a demonstração de gameplay que a gente viu no Xbox Showcase era “tudo mentira”. Como assim, Brasil? O que rolou foi que Adam McDonald, um designer de fases que estava lá na fogueira, resolveu tirar a poeira da verdade e esclarecer a situação.
Oi, Tem Alguém em Casa? Aqui é o Adam!
O McDonald, que agora tá em outro barco, o Studio MDHR (dos caras do Cuphead, pra quem não conhece!), saiu na frente pra defender o projeto: “Calma, povo! Isso é ‘in-engine’, gente! Tem muita coisa real ali! Se você jogasse do jeito certo, funcionava que era uma beleza.”
É, parece que a repercussão foi tão grande que ele não aguentou e resolveu segurar o microfone: “Olha, sim, colocamos algumas coisinhas encenadas, mas o núcleo da experiência era verdadeira, viu? O parkour tá lá, o hacking rola solto, e esses truques de enganação são a real!” O cara tá tentando dizer que, embora tenha um showzinho, a essência do jogo ainda tá viva e a cores!
Pega a Pipoca e Vamo Juntar os Pedaços
O ex-designer ainda comparou tudo isso a algo bem comum nas indústrias de gaming: “É uma fatia vertical bem típica!” Sabe aquele pedaço de bolo que você ganha, mas a fatia inteira tá tão longe de ser servida? Esse é o lance, meu povo! Ele só queria tirar a ferida da conversa de ‘tudo é falso’ que tão dizendo por aí.
Pra completar o quadro, a semana não foi nada favorável pra turma do Xbox: mais de 9 mil funcionários foram cortados e algumas franquias queridas estão sendo encerradas, tipo a famosa Forza Motorsport. É como se a Microsoft tivesse mandado todo mundo pra casa, pegando a colher de pau e jogando tudo pra cima! E o novo jogo da Rare? Quase que um “deixa pra lá”, assim rapidamente.
E Agora, José?
A verdade é que a situação tá complicada pro lado dos gamers. A expectativa de um Perfect Dark renovado virou uma verdadeira montanha-russa de emoções. E a grande pergunta que fica é: será que a demo foi só uma ilusão de ótica ou tão tentando nos preparar pra algo incrível? O que importa é que, enquanto houver risadas e jogos, a gente tá aqui pra assistir ao show!