País Fuga Em Massa: 900 Mil Pessoas Decidiram Fazer as Malas em 2024!

Redação
By
3 Min Read

Japão em Apuros: A População tá Sumindo?

Preparem os corações (e os órgãos)! Entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025, o Japão perdeu nada menos que 908.574 habitantes. É isso mesmo, a maior queda desde que os registros começaram a ser feitos, lá em 1968! Com isso, o país do sol nascente agora tem cerca de 120,65 milhões de cidadãos, marcando o 16º ano consecutivo em que a população tá descendo ladeira abaixo como se estivesse em um tobogã de parque.

O Fantasma do “Problema de 2025”

Parece coisa de terror, mas o “problema de 2025” tá dando o que falar! A turma do Baby Boom está beirando os 75 anos, e com tantos vovôs e vovós nessa faixa etária, a demanda por cuidados só vai crescer. A previsão? Os gastos sociais vão explodir até 60% até 2040! É grana para tudo que é lado!

Imigração: A Luz no Fim do Túnel?

Mas calma aí que, no meio deste tempestade, temos uma esperança: a imigração! O número de estrangeiros vivendo por lá subiu 10,65% e agora bateu 3,68 milhões – um recorde desde que essa contagem foi iniciada, em 2013. Desses, mais de 661 mil chegaram em 2024 e adivinha? 85,77% estão na faixa etária produtiva! Essa galera tá dando aquele help na falta de mão de obra!

Tóquio e suas Paradas

Com tudo isso, a população vai seguindo o fluxo. Tóquio tá bombando com 14 milhões de habitantes, seguida por Kanagawa e Osaka. Enquanto isso, as áreas rurais, como Akita e Aomori, estão virando ghost towns, com quedas superiores a 1,5% por ano. Desculpa, Akita, mas a galera tá pegando o bonde da cidade grande e não tá olhando pra trás!

O Desafio da Família

E aí, o governo dos samurais enfrenta um leão por dia! Mesmo com incentivos financeiros para aumentar a natalidade, a galera tá levando em consideração o custo de vida, a filosofia de trabalho (ou seria um ‘trabalho de filosofia’?) e o famigerado problema da desigualdade de gênero.

Estrangeiros: O Toma Que Cá Dá

Só para apimentar o debate, a maré alta de recém-chegados também tá gerando uma onda de discussões políticas. Os partidos nacionalistas, como o Sanseito, estão no papo, puxando a batucada pela prioridade dos japoneses.

Então aí está: O Japão, uma nação que poderia estar dançando a dança da alegria, mas que, por um acaso, tá mais para a coreografia da crise. Vai entender, né?

Share This Article