Da Caneta de Hokusai ao Streaming: A Revolução dos Mangás e Animes!
Mangás: Quando a Arte Virou Mania!
Prepare-se para viajar no tempo! No século XIX, o gênio Katsushika Hokusai decidiu dar uma de artista e soltou uma coletânea chamada Hokusai Mangá. Ele nem imagina, mas colocou a semente do que hoje conhecemos como mangá! A palavra em si é uma combinação de “man” (para lá de involuntário) e “gá” (que é desenho, tá legal?), criando essa mistura maluca de arte e storytelling que conquistou o mundo!
Das Trincheiras à Telinha!
Depois da Segunda Guerra Mundial, os mangás e os animes decidiram pegar um atalho e crescer juntinhos! O mangá, uma forma de escapismo mais acessível que água de coco em dia de calor, bombou com a ajuda de Osamu Tezuka, o cara que destronou até super-heróis e se tornou conhecido como “deus do mangá”. E quem deu o primeiro grito na telinha? Adivinha? Astro Boy, lá em 1963, que fez o povo gritar "É sucesso!”
O Japão em Turbo: A Era de Ouro!
Nos anos seguintes, o Japão virou uma verdadeira usina de sucessos: Speed Racer, Dragon Ball, Sailor Moon e Evangelion saíram dos estúdios como pipoca estourando. Se prepara que, no Brasil, foi só nos anos 60 que os animes chegaram, mas foi com Os Cavaleiros do Zodíaco e Pokémon nos anos 90 que a galera realmente pirou, e o amor por eles não tinha volta!
Mangaíssimas e Animes para Todos!
Hoje, as telinhas e as páginas dos mangás estão mais lotadas que ônibus em hora de pico! Com o streaming e editoras especializadas, milhões de pessoas estão mergulhando nesse universo. E tudo começou com um rabisco ou outro de Hokusai e uma espada cega! Quem diria, hein?
E aí, tá pronto pra dar um rolê nessa história cheia de cores e emoção?