Neandertais: a Dieta Secreta de Quem Não Tem Nojo de Larvas!
Quem diria que nossos primos mais próximos, os neandertais, não eram apenas os “carnívoros” extremos que a gente pensava? Pois é, a ciência, que às vezes parece uma novela cheia de reviravoltas, acaba de trazer novas informações que vão mudar o que sabemos sobre o que esses hominídeos colocavam no prato (ou na pedra, se preferir).
Ribas de frango e Larvas: ingredientes secretos revelados!
Durante séculos, achou-se que os neandertais eram como aqueles felinos ferozes de filme, devorando carne à la leão com toda a ferocidade. Mas, se você parar pra pensar, isso não faz muito sentido. Se a dieta for só proteína, a fome do coelho – um truque perigoso que causa envenenamento por proteína – poderia deixar todo mundo em maus lençóis. E quem quer acabar igual a um personagem de comédia com dor de barriga, né?
A Sopa de Carnívoros e a Fernanda do Pleistoceno
Em um experimento que parece mais uma cena de um filme de terror, larvas alimentadas com carne podre mostraram níveis de nitrogênio lá nas alturas, e não é porque foram para o buffet! Ou seja, se os neandertais tivessem um cardápio “gourmet” que incluísse carne fermentada cheia de larvas, isso poderia explicar muita coisa. E cá entre nós, se você acha que o cheiro é insuportável, espere até ver o que é uma aparência de larva gourmet.
Os Apreciadores de Larvas do Ártico
E não é que há povos que, até hoje, acham esse combo incrível? Os habitantes do Ártico têm uma tradição que faz qualquer um arregalar os olhos: carne fermentada com larvas! O cheiro pode até fazer você correr, mas para eles, é um manjar dos deuses. Olha, se isso não é diversidade alimentar, não sei o que é!
Fernet, Larvas e uma Pitada de dúvida
Agora, a pergunta que fica é: quanto de larva é necessário para transformar um prato de neandertal em “prato gourmet”? Apesar de ainda não termos a receita exata, fica claro que a alimentação deles era bem mais variada do que imaginávamos.
Então, prepare-se, porque a próxima vez que você se perguntar o que o seu ancestral estava comendo, lembre-se: pode ser que eles estivessem saboreando uma pasta de larvas! E isso, de fato, é uma verdadeira revolução na dieta pré-histórica!