Metroid Prime 4: A Saga do “Deixa Isso Pra Lá” e o Hub que Não Voltou!
Se tem uma coisa que a Nintendo aprendeu com Metroid Prime 4: Beyond, é que às vezes, você tem que seguir o caminho original, mesmo que os fãs queiram um mapa livre para passear como em dia de feira. Isso mesmo! O estúdio lançou a bomba de que não vai rolar uma nova repaginação no jogo, apesar do pedido urgente da galera por um mundo aberto. Quem diria que essa aventura do Samus ia dar tanto pano pra manga?
Na última conversa com a imprensa japonesa, a galera do desenvolvimento soltou o verbo sobre as dores de cabeça que tiveram pra equilibrar a vontade de explorar novos horizontes com a essência da série. Ao que tudo indica, eles tiveram que gritar um “já deu!” e decidir seguir na trilha que já tinham traçado, sem mais delongas.
O Desejo da Galera e a Realidade do Metroid
Lá no começo, tudo parecia um conto de fadas ao estilo de “Zelda: Breath of the Wild”. Os fãs gritando: “Queremos um Metroid no estilo mundo aberto!” E a Nintendo, de boa na lagoa, pensando: “Calma, gente! A gente também quer, mas Metroid é Metroid, né? Tem que ter exploração!”
A solução encontrada foi criar um hub central, um ponto de partida que conecta outras áreas e que, segundo eles, funcionaria como uma bicicleta na subida: alivia a tensão na exploração e dá um ritmo pra aventura. Prático, não?!
Mudanças e Reboot: O Drama por Trás do Desenvolvimento
O projeto passou por altos e baixos, e quando a Nintendo percebeu que o tempo tava passando mais rápido que o Samus na corrida, quero dizer, que o desenvolvimento estava céleres e furados, decidiram que já era hora de dar uma guinada. Afinal, antes de tudo, a Bandai Namco estava no comando, mas aí a “chefia” da Nintendo decidiu reiniciar tudo com a Retro Studios.
Ah, e não esqueçamos do comentário maroto sobre como a “visão original” não era bem o que estavam fazendo. Na verdade, parece que a Nintendo acordou pra realidade depois de já ter começado a transformar o jogo. Poderiam ter optado por estudar mais as novas tendências, mas, como diz o ditado, “em time que está ganhando não se mexe”, não é mesmo?
Samus & Os Poderes Psíquicos: O Que Vem Por Aí?
Agora, se preparem! Uma das ideias quentes que estavam fervendo no caldeirão do desenvolvimento era a nossa heroína Samus adquirindo poderes psíquicos! Maneiro, né? Quase um “X-Men” de armadura. A Neurologa Samus vai controlar a direção do tiro com a mente! A Trendy Nintendo não perde tempo, e pediram pra Retro colocar mais poderes no prato principal.
Nota da Galera: Metroid Prime 4 em Números
Em meio a tudo isso, a galera do IGN Brasil foi dar uma espiada e disse que Metroid Prime 4: Beyond é “uma aventura sólida”, com uma nota de 8/10. O jogo é divertido, mas parece que os gráficos em modo portátil deixaram um pouco a desejar. O desempenho no dock é outro nível, mas e essa bike, hein? Proposta legal, mas pode ser a cura de um problema de ritmo.
No fim das contas, Metroid Prime 4 pode até ter tropeçado aqui e ali, mas promete ser uma experiência que combina nostalgia com novidades quentinhas. Vem, Samus, nós te esperamos!