“GT 210 e GT 730: As Dinossauras das Placas de Vídeo!”
Pensa que as placas de vídeo são tudo isso ou nada? Olha só: em pleno 2025, as veneráveis GT 210 e GT 730 ainda estão dando as caras nas prateleiras! É tipo ver fósseis em um museu, só que esses já estão aposentados há um bom tempo. Enquanto as poderosas Radeon 7700 XT e RTX 5070 fazem um peel-off de quem é que manda, as coitadinhas da GT 210 (de 2019!) e GT 730 (lançada em 2014!) se seguram como podem. Mas não desanime, porque essas belezuras têm um público fixo: os profissionais que usam para trabalho e não para jogar.
“Placas de Vídeo Baratas: As Heroínas da Manutenção!”
Essas relíquias não estão apenas lá na loja esperando um milagre. Em casa, elas são como um bom amigo que te ajuda a resolver os pepinos do dia a dia. Tem mecânico de PC que carrega uma delas no bolso pra testar se a placa-mãe tá viva ou não. E, claro, quem tem um PC velho que ainda consegue rodar o básico, mas está com dificuldades para conectar em um monitor HDMI moderno, se alegra ao ouvir que a GT 730 é a ponte mágica que vai resolver essa treta.
“Desperdício? Que Nada! Um Super Custo-Benefício!”
Sabe aquele escritório cheinho de computador sem placa de vídeo integrada? É aí que entra a GT 210, como se fosse o “Doutor dos Desktop”. Com ela, dá pra gerenciar duas telonas sem precisar gastar uma fortuna reformando tudo. Algumas plaquinhas até são tão estreitinhas que cabem em gabinetes pequenos, perfeitas para ambientes organizados.
E não para por aí! Tem gente usando essas feras em NAS, se desviando da falta de suporte das novas iGPUs da Intel. Sem contar que, em situações críticas, como em máquinas industriais que ainda estão no século passado (oi, Windows XP!), o suporte a padrões mais antigos é fundamental. A GT 730 pode salvar o dia!
“Pequenas, Mas Poderosas: O Barato Que Sai Caro!”
Essas plaquinhas custam menos de R$ 200 e são a salvação em tempos de adaptações e economias. Ao invés de gastar com adaptadores caros ou trocando todo o computador, a solução tá bem na prateleira. Durante a pandemia, essa galera básica virou a opção de ouro pra quem precisava montar um PC sem quebrar o porquinho.
Então, da próxima vez que você ver uma GT 210 ou GT 730 na loja, lembre-se: elas podem até ser dinossauros, mas ainda têm muito a oferecer para quem valoriza o bom e velho “custo-benefício”!