Linux dá tchauzinho a software de 34 anos: Prepare-se para a revolução mais saborosa!

Redação
By
5 Min Read

X11: O Vovô do Linux Que Está na Hora de Se Aposentar!

30 Anos de História em um Pacote de Janelas

Prepare-se, meus amigos, porque o bom e velho X11, aquele sistema de janelas que fez o Linux brilhar desde 1984, está recebendo um baita empurrão para fora da porta! Por mais de três décadas, ele foi o mestre das conexões entre aplicativos, tela, mouse e teclado — um verdadeiro cupido tecnológico. Mas, como todo aniversariante, ele agora precisa encarar a realidade e aceitar que é hora de dar lugar a novos ares.

O Que É Esse X11 e Por Que Ele Durou Tanto Tempo?

X11, carinhosamente chamado de "X.Org", é o artista que faz os aplicativos deceparem suas belezuras na tela. Criado num tempo em que a internet era lenta e as máquinas eram mais limitadas que um celular dos anos 90, sua estrutura cliente-servidor foi um verdadeiro hit na época.

Mas, como um tio véio que só conta piada velha, o X11 começou a ficar ultrapassado. Com o tempo, virou um verdadeiro quebra-cabeça: manutenção complicada, problemas de segurança e dificuldades para lidar com as tecnologias mais atuais, tipo monitores HDR que fazem suas cores brilharem mais que um arco-íris.

E Surge o Novo Paquito: Wayland

Apareceu no pedaço o Wayland, apresentado em 2008 como a promessa de um futuro iluminado! Esse protocolo, feito sob medida para os desafios atuais, chegou para tirar o X11 do sério. Com um design mais simples e moderno, o Wayland é tipo aquele amigo que só traz boas notícias: desempenho turbinado e segurança de primeira, tudo em um pacote só.

E, apesar de ter passado por umas turbulências, como problemas de compatibilidade, o Wayland agora é o "top" nas distribuições mais queridas, como Fedora e Ubuntu! É a nova sensação do momento!

Fedora e Kubuntu: Os Pioneiros na Era Wayland

Agora, a cirurgia será feita: o Fedora 43 vai ser o primeiro a dar adeus ao velho X11. É isso mesmo! O pessoal do Fedora decidiu retirar o suporte ao GNOME no X11, porque, convenhamos, ficar lidando com problemas antigos não é lá muito divertido, né? Agora, você não vai mais ter a opção de usar o X11 com eles; vai ser tudo Wayland, baby!

E não para por aí! O Kubuntu 25.10 também resolveu ser radical e retirou a instalação padrão do KDE Plasma no bom e velho X11. Eles até deixaram uma portinha aberta, caso você queira reinstalar, mas o foco agora é no futuro: Wayland!

E Se Eu Não Quiser Deixar Meu X11? E os Aplicativos Antigos?

Calma, querido! Não é fim do mundo! Para a galera que ainda ama seus aplicativos mais antigos ou tem uma placa de vídeo que não se dá bem com o Wayland, temos o Xwayland. É um tapete mágico que deixa tudo fluir como se nada tivesse mudado!

E mesmo com o X11 em retirada, ainda existem ambientes que estão de mãos dadas com ele, como Cinnamon, MATE e Xfce. Mas, spoiler: eles também estão flertando com o Wayland.

E Agora, José? O Que Acontece?

Embora o suporte ao X11 esteja saindo de cena nas novas versões, isso não significa que ele vai sumir como fumaça. Os pacotes ainda vão ficar disponíveis por um tempo, e sempre tem aquele grupo de amantes da tecnologia que mantém vivo o que toca seus corações.

Mas a maré é clara e não tem volta: as distribuições estão migrando para o Wayland, e os principais ambientes de desktop já estão fazendo a dança do siri no novo ritmo. Prepare-se, porque o capítulo do X11 está se fechando, e um novo, brilhante e moderno está prestes a começar!

Share This Article