Ford: Safanando Pesadelos com um Toque de Henry Ford!
Quando o Chefe Chama, o Funcionário Responde!
Aí, você já ouviu falar do tal do Henry Ford? O cara não só mandou bem na produção de carros, mas também deu uma verdadeira aula de como fazer os funcionários sorrirem. Agora, o ‘mestre’ do volante, Jim Farley, CEO da Ford, resolveu olhar lá pra trás e trazer algumas lições do passado pra lidar com um problema danado de feio: trabalhadores exaustos e mal pagos!
Operário Cansado, Sorriso Cadente!
Pra você ter uma ideia, a galera que trabalha na Ford tá numa correria danada! Eles chegam a fazer turnos de quase 12 horas, pegando no batente na Amazon e depois vão pra linha de montagem da Ford com os olhos quase fechando de sono. É, meu amigo, a coisa tá feia! E com esses salários de pinga, quem pode blame them?
Voltando à Velha Escola!
Agora, vamos ao ponto!
Farley, em um momento de reflexão, decidiu abrir o baú das ideias de Henry Ford, mais precisamente de 1914. Naquela época, o Hércules dos automóveis fez algo incrível: dobrou os salários dos operários, fazendo o deles subir pra 5 dólares por dia. E não foi por bondade, não! Ele queria que o povo tivesse grana pra poder comprar seu próprio carro. Sacou a jogada?
Pra Melhorar a Banda!
E foi assim que Farley decidiu que a Ford ia dar uma reviravolta! Transformaram os temporários em fixos, aumentando os salários e, ô beleza!, melhoraram os planos de saúde! Era hora de melhorar a qualidade de vida da galera e, claro, garantir que o pessoal ficasse por ali e não saísse atrás de pastos verdes. O plano é fazer a turma se sentir em casa, como se estivessem jogando um futebol na calçada!
Foco na Formação: Não É Só Grana, Meu Bem!
Mas calma lá! O plano não para por aí! Farley tá ligado que, além de pagar bem, é preciso formar bem. A indústria tá precisando de uns 4 milhões de trabalhadores pra repor a galera que tá se aposentando. E isso não é só nos EUA, não! O mundo todo tá gritando por mão de obra qualificada e, adivinha? A juventude não tá acompanhando!
“Na Alemanha, a turminha aprende desde o ensino médio e ainda leva uns 8 anos treinando pra ficar bom no serviço!”, contou Farley. Ou seja, há uma trilha de conhecimento rolando por lá, e a Ford quer dar um jeito de ser parte dessa mudança!
Então, atenção, galera! Se a Ford conseguiu essas manobras financeiras e educativas, quem sabe não tá na hora de todo mundo tomar um cafezinho e se inspirar na aula de história do nosso amigo Ford? Afinal, pra dar aquele up na vida, tem que ralar, mas pra isso, o bolso também precisa estar feliz!