James Cameron Chama a Academia de Cegos em Grande Estilo: Cadê o Reconhecimento ao Gênio de 2020?

Redação
By
3 Min Read

“Cameron Fala Bizarro: Oscar ou a Fuga de Si Mesmo?”

Ah, o James Cameron, nosso queridinho dos cinemas! O homem que fez mais sequências de filmes do que a sua avó faz panquecas está dando uma bronca na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na última entrevista, ele soltou o verbo sobre como a Academia tá tratando ele e o Denis Villeneuve — o mago por trás de “Duna” — como dois peixes fora d’água!

Cameron ficou indignado com a falta de respeito ao não indicá-los à categoria de Melhor Diretor. Ele até foi sarcástico — “Ah, ‘Duna’ e ‘Duna: Parte Dois’ se fizeram sozinhos, né?”. É isso mesmo, parece que a Academia acha que filmes épicos de ficção científica são tipo miragens desérticas: aparecem, mas são esquecidos rapidinho!

E mais: ele desfiou o rosário sobre como o sci-fi é tratado como o patinho feio das premiações. “Não faço filme pra agradar a sensibilidade deles. Eles não valorizam ‘Avatar’ ou qualquer iradíssimo filme do gênero. A ficção científica quase nem existe no roteiro das premiações!”, desabafou Cameron.

Os filmes de sci-fi podem até fazer a festa nas categorias técnicas, como efeitos especiais e design de produção, mas quando chega a hora de brilhar na categoria principal, eles são deixados de lado que nem sobrinha chata no Natal!

E o Villeneuve? Ah, esse tá jogando poker com a Academia. Ele foi indicado em 2016 por “A Chegada”, mas, até agora, a Academia parece não ter percebido que “Duna” não é só um belíssimo pôr do sol, mas uma obra-prima! Com mais um “Duna” na pista, a esperança de uma indicação parece ser tão real quanto o próprio deserto ardente do filme — mas será que a Academia finalmente vai dar uma folguinha?

No fundo, a gente sabe que as coisas não são tão simples, mas que dar um “chega pra lá” em dois titãs do cinema é, no mínimo, um escorregão digno de virar meme! Quem viver, verá! 🍿✨

Share This Article