Geração Beta: Quando a Sofisticação Encontra a Nostalgia!
E se eu te contar que a vida da criançada que vem por aí, a Geração Beta, pode ter mais a ver com os anos 50 do que com as telas coladas na cara? Pois é! Os pequenos que nascerem a partir de 2025 podem ser os novos "meninos do rádio", longe da compulsão pelo smartphone.
Adeus, Telinhas! Olá, Brincadeiras!
Os papais e mamães de plantão podem respirar aliviados, porque uma galera importante, lá do governo, decidiu que é hora de cortar o mal pela raiz! Proibições para uso de telas na escola e até redes sociais apenas a partir dos 15 anos estão na mira. E a nova moda? Uma legislação que proíbe crianças com menos de 3 anos de ver aquelas telinhas, inclusive dentro de casa. Isso mesmo, nem em casa! Adeus, “desenho superstar” durante o jantar!
Para que Servem as Amizades, Não É Mesma?
Achar que uma tela vale mais que uma boa brincadeira pode ser um erro danado! Estudos mostram que os pequenos que maratonam desenho animado em vez de brincar com a galerinha acabam se tornando “solitários digitais”. Afinal, quem precisa de interação social quando se tem um avatar que dá pirueta?
E, convenhamos, deixar de lado a imaginação e a criatividade pra interpretar uma tela não é bem a melhor pedida. Trocando em miúdos: a infância precisa de um pouco de barro na calça e menos maratona de vídeos!
Medidas Mais Estritas que Sogra em Dia de Jantar
A Ministra da Saúde da França, Catherine Vautrin, está pegando pesado e sugere que os adultos adotem um "não" fashion às telas até os 3 anos. O foco é um desenvolvimento mais saudável e tradicional, com jogos que fazem a criança suar a camisa, em vez de esquecer a vida social no mundo virtual. Tipo assim: “quem precisa de iPad quando se pode ter uma bola?”
E a Fiscalização, Como Fica?
Agora, não vamos pensar que vão sair colocando policiais na sua sala de estar! O papo é mais sobre conscientização do que acabar com as festas do pijama. A ideia é dar uma luz aos pais, pra eles perceberem que "tela não é tudo, meu filho!"
Portanto, fica a dica: vamos embalar esses pequenos no bom e velho “pique-pega” e deixar os eletrônicos de lado, pelo menos até eles aprenderem a montar um castelo de blocos e fazer um amigo verdadeiro! Afinal, cada risada conta! 😄✌️