Game Over? Não, é só o começo: uma explosão de arte e história dos games no Itaú Cultural!

Redação
By
5 Min Read

Chama o Save Point: O Itaú Cultural Virou um Museu dos Games!

E aí, gamers de plantão! Se você estava pensando em como sacudir a poeira do controle e revive a nostalgia dos bons tempos, prepare-se, porque a partir deste sábado (13), o Itaú Cultural, lá na Avenida Paulista, vai se transformar no paraíso dos apaixonados por jogos!

Game+: Arte, Cultura e Coração (a Gritar!)

A nova exposição, intitulada “Game+: Arte, cultura e comunidade”, vai explorar tudo sobre a evolução dos videogames. Desde a primeira máquina que você pipocou até as novas tendências que estão sacudindo o mundo gamer por aí. Essa é a terceira vez que o Itaú Cultural mergulha nesse tema – as últimas aventuras aconteceram em 2003 e 2009. Ou seja, já estava na hora de dar uma nova chance para essa galera, né?

Driblando a História e o Jogo!

A exposição está ocupando três andares e, meu amigo, é um tour pelas eras dos games! Você vai poder jogar clássicos como Space Invaders e Castlevania, além de revisitar o universo de Sonic. E ainda tem uma área recheada de relíquias raras, com consoles que vão te deixar de queixo caído, como MegaDrive e Atari. Esses brinquedinhos são de colecionadores e da Universidade Anhembi Morumbi, então prepare-se para o efeito “uau”!

Chegou a Hora da Jogatina!

Cada visitinha na exposição te dá cerca de 15 minutos de jogatina, e cá entre nós, isso não é muito tempo se você queria passar o dia jogando, mas dá pra dar uma voltinha. Tem também um aparelho antigo, o Pong, que você pode tocar! E se você já está com saudade do console, o coordenador da exposição, Juliano Ferreira, promete uma experiência que agrada tanto os novatos quanto os nostálgicos.

Curiosidades Do Além: O Lixo Que Virou Lenda

E você sabia que tem um título de Atari que, por acaso, foi escavado no Novo México depois de uma jogada de mestre (ou de destruição)? Durante anos, uns espertinhos jogaram mais de 70 mil unidades no deserto. São essas curiosidades que fazem a exposição ainda mais emocionante!

Baladinha no Just Dance?

Na segunda parte, você vai encontrar uma área totalmente interativa. Preparado pra dançar? A galera pode se acabar no Just Dance, e quem trouxe os pequenos vai encontrar jogos educativos que vão fazer eles se divertirem como nunca. Sem contar que o espaço “a lá Tetris” vai dar um visual criativo perfeito pro seu Instagram!

Jogatina dos Indies: O Brasil Chegou Chegando!

E se você ainda não saiu da sua cadeira gamer, na última parada tem uma “Caverna Gamer”, onde 20 estações dedicadas aos jogos indies (e a alguns trechos que são pura magia brasileira) vão chamar sua atenção. Pense em Dandara e outros joguinhos que vão fazer você querer ficar bem mais tempo.

Tópicos de Bate-Papo Isso Aqui é Cultura!

A ideia não é apenas deixar você jogar e ir embora. Após a exposição, o Itaú Cultural vai promover conversas e painéis semanais sobre tudo o que envolve o mundão dos games. Desde o design até a criação de personagens! Se você quer ser o próximo mestre Pokémon da vida real, esse lugar é para você!

A Hora de Chegar e Explorar!

A “Game+: Arte, cultura e comunidade” abre as portas no dia 13 de agosto e vai até 8 de março de 2026. E a melhor parte? A entrada é de graça e é para maiores de 14 anos (porque, se liga, não tem violência gráfica, mas é bom avisar!).

Então, prepare seu avatar e arraste o grupo que vai se divertir na nova “zona de jogos” do Itaú Cultural! Essa é a sua chance de relembrar, jogar e se divertir enquanto mergulha de cabeça na história dos videogames!

Share This Article