“Final Fantasy: A Batalha dos Turnos e A Ação! Quem Vai Levar a Melhor?”
“Vamos Parar para um Café ou Batalhar? A Dúvida Continua!”
Se você achava que a discussão sobre o futuro de Final Fantasy tinha acabado, se enganou! O sucesso estrondoso de 2025, Clair Obscur: Expedition 33, está fazendo a galera retomar a conversa sobre os velhos tempos dos JRPGs com turnos e aquela estratégia de um bom “pão-queijo”.
Naoki Yoshida, o grande chefão por trás de Final Fantasy 14 e 16, foi chamado para o tribunal. O pessoal queria saber: “E aí, Yoshida, será que a saga vai voltar a ser um jogo de xadrez ou vai continuar nessa adrenalina toda de ação?”. Yoshida, com sua sabedoria de mestre, respondeu que a coisa toda é mais complicada do que parece. Ele disse que reduzir tudo a turnos ou ação seria como querer resumir a vida a comer pastel de vento — não rola!
“Final Fantasy 17: Vai Ser Sopa, Vai Ser Salada?”
Yoshida comentou que é necessário levar em conta o gráfico do jogo e a narrativa que eles querem entregar para a galera. Não tem uma resposta pronta, tipo cardápio de boteco. O que ele quer, na verdade, é dar liberdade para quem vier depois dele, sem colocar o futuro em uma camisa de força. “Vai que o próximo diretor queira criar algo tão diferente que você não reconheça nem a sogra dele!”, ele brincou.
E olha que essa não é a primeira vez que ele toca no assunto. Quando Final Fantasy 16 chegou ao mundo, já deu a letra de que a equipe queria atrair uma nova geração de jogadores, porque, né, quem não quer vender mais que pastel em festa de criança?
“Então, Meus Amigos, O Que Vão Jogar?”
No fim das contas, a questão é: será que os jogadores querem estratégia de turnos mais pensativos ou a ação frenética que faz o coração acelerar? A verdade é que apenas o tempo dirá! Enquanto isso, é hora de pegar a pipoca e aguardar as novidades que estão por vir. Afinal, no mundo de Final Fantasy, o que não falta é emoção!