Fandom na Veia: Torcidas de Esports Viram a Nova Peste do Amor!

Redação
By
4 Min Read

Título: "De Gladiadores a Gamers: A Nova Arena dos Esportes!"

Esporte é coisa séria, mas cá entre nós, também dá pra dar boas risadas! Desde os tempos antigos, com o grego Coroebus de Elis, que ganhou a corrida olímpica lá em 776 a.C., o mundo sempre teve seus ídolos. Agora, com os esports, a nova geração de fãs está fazendo tanto barulho que parece até torcida de futebol em dia de clássico.

Os esportes eletrônicos estão bombando e formando torcidas fiéis, bem parecido com o que rola nas arenas de futebol por aí. Nos games como LoL, VALORANT e seus irmãos, os moços braveiros ainda dominam a cena, mas olha só: as mulheres e minorias estão colocando a mão na massa e virando a praia! E olha que elas não estão só participando, estão trazendo uma animação de dar inveja.

Maya, nossa fã de plantão, começou sua jornada em 2018, se jogando no mundo de League of Legends, mas agora sua paixão é VALORANT. Ela acredita que a galera curte esports como quem é fã de artista pop, ligando mais para os jogadores em si do que para os times. Já cansei de ver vídeos com a galera dançando ao som de “hotel ugly” e a fama do nosso amigo “Aspas”, cujos fãs têm até quedinhas platônicas. E quem não fica apaixonado por golfinhos?

No Brasil, um tweet sobre o pro player Boal viralizou, e meu Deus, foi “piticagem” pra cá e pra lá! Teve quem tirasse sarro da maneira que a galera se posiciona em relação aos ídolos virtuais. A discussão tá boa, mas a gente sabe que o fandom é como uma cebola: tem várias camadas e às vezes faz chorar!

Juli, a flamenguista de carteirinha, também se apaixonou por VALORANT durante a pandemia. Ela já estava na antiga torcida antes de saber o que era FPS e, olha, a mulher não se arrepende! Se você viu algum post sobre “sacy day” por aí, pode apostar que foi ela quem trouxe a informação do além!

Mas vamos falar das estrelas? Os jogadores precisam ter carisma, não adianta ser um ninja na jogatina e não saber puxar papo no Twitter. Maya e seus vilões favoritos estão no jogo pra tirar riso, enquanto a Larissa, que é fã de LoL, torce pelo espírito de coletividade, mesmo que a comunidade virtual tenha seus perrengues.

Gigi, a recém-chegada à festa do LoL, também nota que a vibe da galera é mais parecida com a torcida de futebol, mas com menos empurrão e mais memes. E olha, Bruna, a fã do Mikyx, entrou no bonde do LoL por conta da diversão – quem não ama uma boa risada e uma jogada épica?

A palavra da vez? Inclusão! Com a Riot Games e seu VALORANT fazendo história, o cenário feminino está se solidificando e as jogadoras estão mostrando seu talento. E não é só dentro do jogo, não – a interação e amizade que surgem nesse mundo são dignas de um conto de fadas gamer.

No final das contas, a cultura dos fãs está mais viva do que nunca, misturando amizade, risada e muito jogo! O que precisa mesmo é de um pouco mais de leveza e, por que não, uma pitadinha de K-pop, já que engajamento é o que não falta quando a galera se une em torno de um amor em comum pelos esports. Então, pegue seu controle e venha fazer parte dessa festa!

Share This Article