Estudar é Legal, Mas O Relógio Também Tem Voz na Prova!

Redação
By
3 Min Read

Prova Boa é Prova no Almoço: Estudo Revela o Segredo do Sucesso!

Se você tá na pegada de passar nas provas, a primeira coisa que vem à mente é: “Estude que eu vou!” E sim, estudar é a pedida, mas adivinha só? O horário da prova pode ser o seu melhor amigo ou seu maior vilão! E esse papo não vem de quem tá só tentando te assustar, não. É coisa de cientistas lá da Itália, pelo jeito tão bons em neurociência quanto em fazer massa!

Almoço e Matemática: O Pico da AprovAssão!

Olha só que maluquice: segundo a turma de Messina, os alunos que foram para a briga das provas entre 11h e 13h são os campeões de notas altas! É como se a energia mágica da comida tivesse influência nas respostas! E por que será que isso acontece? Bem, eles tão dizendo que é tudo culpa dos ritmos biológicos… Ou seja: nosso cérebro tá mais ligado na tomada de manhã, chega na hora do almoço e brilha mais que vaga-lume em dia de chuva.

O professor Carmelo Mario Vicario, que parece ter saído de alguma série de nerds, garantiu que a galera ignora essa parada na hora de se decidir, mas, segundo ele, isso afeta, e muito, os resultados! Ou seja, se você achou que sua mente tá no modo zumbi à tarde, pode ter razão!

Cada Um com Seu Horário: O Cronotipo é a Chave!

Mas calma, que a história não para por aí! O estudo sussurra no seu ouvido que todo mundo tem um cronotipo diferente. Em outras palavras: tem gente que funciona como carro de corrida de dia e outros que viram morcego à noite! Então, se você é do tipo que só estuda na calada, é bem capaz que seu desempenho não brilha tanto de manhã. Aí é só choro e ranger de dentes, né?

A sugestão da galera da pesquisa é que as provas sejam mais fáceis de agendar, tipo na hora do almoço, que é moeda forte no mundo das avaliações. Mas, cadê que vai ser assim? Se a vida fosse fácil, não teríamos que encarar as entrevista de emprego de qualquer jeito e em qualquer horário também!

Conclusão: O Que Fazer?

Então já sabe: da próxima vez que for escolher a hora da prova, nada de encurralar naquelas horas indesejadas! Merenda pela manhã e vá brilhar à tarde, pois o que importa é fazer como um bom e velho ditado: “Na dúvida, se joga no meio-dia e torce pra que seu cérebro esteja tinindo!”

Share This Article