O Famoso “E Agora, José?”: O Que Fazer Depois da Graduação
Ah, a formatura! O momento em que você troca a beca pela realidade. E agora, meu amigo, o que fazer com esse diploma? Uns partem para um ano sabático, outros se metem em pós-graduação, alguns tentam estender o estágio como quem tenta achar um doce na bolsa depois do lanche, enquanto tem aqueles que saem correndo em busca de emprego, mesmo que seja como assistente do assistente do café. O que é normal, já que encarar o mercado de trabalho é como entrar em um filme de terror: só que sem pipoca e sem heróis.
E-mail do Futuro: Não Tente Isso em Casa!
Vamos falar de Sameer Samat, a lenda que virou presidente do Android, mas que também já teve seus perrengues. O sujeito esteve na ponta do lápis e, por pouco, não desistiu de sua startup de tecnologia. Para eles, a esquina do sucesso estava parecendo mais uma travessia de gato do que um caminho sem volta.
Desesperado no meio da noite, nosso amigo Samat decidiu que, se do Google você não consegue um help, pra que viver? Então lá foi ele, com a audácia de quem entra numa festa sem ser convidado, enviar um e-mail para ninguém menos que Sergey Brin, um dos chefes do Google. “Oi, Sergey! E se eu te disser que a minha startup tá mais pra um barco furado? O que você faria?”
Resposta Relâmpago: O Poder do E-mail
E, bum! Em menos de um minuto, Brin respondeu. Imagina o coração do Samat na hora? O cara, tipo um filhote esperando uma resposta da mamãe, fica sabendo que o gigante do Google queria que ele fosse visitar a sede da empresa. O que parecia um encontro despretensioso virou uma entrevista de emprego atabalhoada, mas Samat, com toda a sua sinceridade, disse “não, obrigado”. Acredita? Ele estava focado na sua equipe!
Brin, venerável na arte de dar conselhos, soltou uma: “Se você continuar, faça isso como um verdadeiro profissional. E, quem sabe, algumas das pessoas que conhecemos aqui podem ser investidores da sua startup!”
A Magia da Ignorância
Anos depois, Samat viu a luz no fim do túnel e foi pra Harvard. E olha a sabedoria que tirou de lá: “Às vezes, não saber o que está fazendo é o que torna um empreendedor melhor”. Olha aí, se não é a famosa sabedoria da ignorância!
Mais tarde, ele vendeu sua empresa e, em um plot twist digno de filme, voltou a trabalhar no Google em 2015, depois de um telefonema do novo chefão, Sundar Pichai. “Quando ele me chamou de volta pra trabalhar no Android, parecia que eu tinha ganhado na loteria!” E quem não queria uma ligação assim, né?
E aí, se você ainda está em dúvida do que fazer após a formatura, lembre-se: a vida é mais do que um mero diploma. Então, mãos à obra!