Sabe aquela demissão carinhosa? Agora temos a demissão disciplinar!
No mundo das empresas, as táticas para mandar os pobres coitados dos funcionários embora estão tão criativas que parece até joguinho de tabuleiro. Uma das novas modas é essa tal de demissão disciplinar, que tem tudo para ser a bola da vez das saídas dramáticas. Sabe o que significa? Basicamente, é quando você quebra alguma regrinha do trabalho e, em vez de receber um "até logo" caloroso, leva um pé na bunda sem um centavo de compensação!
O que é que há, Meta?
A galera da Meta, por exemplo, achou que seria divertido demitir 20 colaboradores da pesada, tudo porque eles decidiram usar os vales-alimentação para comprar… vinho e produtos de limpeza! O que é isso, gente? Chegar em casa limpinha com uma taça de vinho na mão não conta como um “check-up” na saúde? Prova do crime? Eles quebraram a política ética. Resultado: bye-bye, meninos!
Estudar demais dá demissão, meu filho?
Esse filme de demissão disciplinar não fica só na Meta. A EY também entrou no bonde das demissões por justa causa. Os caras estavam super empolgados querendo ser produtivos e resolveram fazer dois cursos ao mesmo tempo! Ah, mas as regras eram contra esse excesso de esforço! Mandaram todos embora sem olhar pra trás. Aliás, se estudar fosse esporte, eles seriam medalhistas!
O Croquete da Discórdia
E quem poderia esquecer do famoso caso do croquete? Na Espanha, um funcionário foi demitido porque comeu um salgadinho que estava destinado ao lixo. A justiça precisou intervir e, acreditem, o pobre coitado estava praticamente se despedindo de um croquete, e não da empresa. Morre de rir ou chorar?
O Mundo Virou um Grande Vigiador!
Pelo que tudo indica, a demissão disciplinar está se espalhando como farofa nas festas juninas! Na Espanha, mais de 54% das demissões são disciplinares. Ou seja, mais da metade da galera tá saindo pela porta dos fundos e sem um centavo no bolso. O que é um "até logo" se você não tem nem um "tchau" financeiramente saudável, né?
O que está pegando?
Os funcionários, coitados, podem estar recebendo prazos tão loucos, pressão descontrolada e instruções mais confusas que charada. Enquanto isso, os chefs se fazem de Detetives, procurando desculpinhas para economizar e se livrar de quem “quebrou a confiança” por usar o micro-ondas após as 18h!
Cuidado com seu emprego e, principalmente, com esse croquete na geladeira!