Empregos em IA Disparam! 1000% mais Vagas: O Apocalipse do Mercado de Trabalho!

Redação
By
4 Min Read

Precisamos Falar Sobre Eles: Os Engenheiros que São a Sensação do Momento!

Atenção, galera! Se você pensava que ser um engenheiro era só ficar na sombra do computador, se engana profundamente! As gigantes da inteligência artificial estão de olho em um tipo de profissional raríssimo: aqueles que são mestres em programar e também em bater um papo com os clientes. Sim, estamos falando dos Engenheiros Deslocados para o Exterior (ou FDEs, que é chique demais pra falar toda vez)!

A Grana e a Corrida Maluca por Engenheiros

As empresas como OpenAI e Cohere estão numa verdadeira corrida desenfreada pra contratar esse pessoal. A OpenAI, por exemplo, deseja chegar a 50 engenheiros até 2025 – poderia até ser o time de futebol deles, hein? Já a Anthropic, não satisfeita, pretende aumentar esse número em cinco vezes! E acredite se quiser: as vagas dispararam 800% em um ano. Isso mesmo, mais de 1158% de aumento desde janeiro! O que é isso, festa do pijama de engenheiro?

O Mistério da IA: Como Usar Sem Pagar o Preço da Batata?

A verdade é que, mesmo com toda essa febre de IA, muitas empresas não sabem como usar a tecnologia sem queimar os tubos. Não existe um manual único, e a necessidade de um banco é bem diferente da de uma startup que está começando. A Cat de Jong, uma fera em inteligência artificial, explica que cada cliente é um caso à parte!

O Modelo do Sabe-tudo: Palantir e Seus Engenheiros de Campo

Essa ideia não é novidade; começou lá na Palantir, que se orgulha de ter sido a pioneira. O que eles fazem? Enviam os engenheiros para o campo, com aquele estilo “descoberta de produto a partir do front”. Os caras vão pro lado de lá, seja em fábricas ou em zonas de conflitos – quem diria que um engenheiro poderia ser tão aventureiro!

O Relacionamento que Vale Ouro

Tanto a OpenAI quanto a Cohere estão roubando a ideia da Palantir e se dedicando a formar relacionamentos de longa duração com os clientes. Aidan Gomez, o CEO da Cohere, afirma que isso dá super certo: “A gente garante que eles recebam o que precisam e depois diminui a pressão”, como quem diz: “Agora tu te vira, meu bem!”

E Agora, José? O Futuro dos Engenheiros na Indústria de IA

A demanda por esses profissionais é tão alta que a OpenAI está até de boca aberta! Um dos destaques é a parceria com a John Deere, que, graças a esses engenheiros, reduziu o uso de produtos químicos de maneira expressiva. Mas até quando essa demanda vai durar? E os engenheiros vão continuar na crista da onda ou vão ser tragados para o limbo como aqueles engenheiros de ponto, que já foram estrelas de altas remunerações?

E aí, o que você acha? Será que ser engenheiro de IA vai se tornar a nova profissão do futuro ou vai acabar sendo só mais uma moda passageira? Fica a dica!

Share This Article