Duolingo: De Amigão a Rival Mortal com o Chegador GPT-5!

Redação
By
3 Min Read

Duolingo: Caindo que nem toupeira em dia de tempestade!

Pensa numa montanha-russa… A Duolingo tá vivenciando isso! No comecinho de junho, as ações estavam lá em cima, custando uns impressionantes 525 dólares. Mas, como diria o sábio, “depois da tempestade, vem a queda”: agora, o valor despencou para 325 dólares. Isso mesmo, uma queda de 38%! E o motivo? Ah, a IA tá dando seus “oi” em todo lugar e não é só na sala de aula, não.

Oi, voltei! Ações do Duolingo em alta… e depois em baixa!

Quando a galera falava sobre a Duolingo, parecia que a vida era um mar de rosas. No final de abril, as ações subiram que nem pão quente saindo do forno, indo de 400 pra 530 dólares em um piscar de olhos. Mas, como todo relacionamento que começa com flores e acaba em briga, o otimismo virou cinzas e as ações despencaram pra níveis de antigamente.

Recentemente, a empresa revelou seus resultados financeiros e, pasmem, eles mostraram que a galera estava realmente aprendendo com o app. Até parecia que o mundo ia sorrir de novo, mas aí… BOOM! A bomba estourou.

Marca aê, GPT-5: O Novo Rival!

E não é que no meio desse auê, a OpenAI se meteu no meio do fogo, mostrando seu novo brinquedinho: o GPT-5! Numa demonstração que soou como um desafio às traquinagens do Duolingo, um engenheiro fez um aplicativo do nada, do jeito que a gente faz na cozinha em dia de fome. Em três minutos, o bicho tava pronto e oferecendo aulas de francês sem cobrar nadinha. Isso deixou os investidores coçando a cabeça!

A ideia de um professor IA tão bacana é tentadora, mas a queda das ações não se resume a isso. Tem também o papo de que a gamificação do ensino pode ter virado um verdadeiro jogo de tetris, perdendo um pouco a graça.

Fala sério, Duolingo: muuuitos anúncios!

E pra completar essa novela, a galera que usa a versão gratuita tá ficando cheia de anúncios. A versão premium é livre de interrupções, mas, se você não quiser gastar, prepare-se para ver mais anúncios do que comerciais durante o intervalo de uma série. Faz lembrar aquelas plataformas de streaming que prometem um show e ficam te enchendo o saco com propagandas.

Então, enquanto a Duolingo tenta encontrar seu caminho nas ações, a gente espera que eles possam, pelo menos, colocar um pouco de ordem na casa e reduzir os anúncios. Afinal, aprender um idioma não deveria ser um grande drama!

Share This Article