De Cantor a Cineasta: A Virada Inusitada de um Norueguês
Quando você acha que já viu de tudo, aparece o Espen Lauritzen Von Ibenfeldt, que decidiu dar uma reviravolta na vida ao completar 40 anos. Adeus, emprego fixo; olá, sonhos de Hollywood (ou melhor, de Oslo)! A primeira coisa que esse norueguês fez foi digitar: “como escrever um filme” no Google. E, pasmem, cinco anos depois, ele não só escreveu como também estreou o longa “Número 24”, que tá fazendo mais sucesso no cinema do que pão quente na padaria.
Espen entrou na dança com uma história que ardia em seu coração: ele queria contar a saga de um verdadeiro herói da resistência norueguesa na Segunda Guerra Mundial, o lendário Gunnar Sønsteby. Depois de passar mais de 30 anos decorando detalhes dessa história, ele decidiu que era hora de transformar tudo isso em um roteiro digno de Oscar. Ou pelo menos de um bom filme para Netflix!
E não foi só a paixão que guiou o moço. Ele fez o dever de casa e mandou seu roteiro para um historiador especialista em Sønsteby. O historiador, percebendo que o texto tinha potencial, fez a ponte com um produtor de peso, o John M. Jacobsen, que já tem no currículo filmes como “Desbravadores” e “Amor Alucinante”. Olha o salto que Espen deu!
A grana foi rápida, e a produção de “Número 24” bombou com o apoio do Fundo Norueguês de Cinema. Eles reuniram uma equipe sensacional e acorda, que sai um suspense de ação histórico que tem arrancado aplausos do público! O filme traz o Sjur Vatne Brean interpretando o tal Gunnar, que se junta à famosa Gangue de Oslo para tirar os nazistas do sério com suas trapaças.
Depois dessa virada de vida, quem diria que Espen, o cantor que trocou os palcos pelas telas, estaria arrasando na sétima arte? E, se você ainda não viu, tá esperando o quê?