Agent: O Jogo que Virou Fantasma e Deixou Dan Houser de Queixo Caído!
Olha só, minha gente! O grande Dan Houser, um dos caras que fundou a Rockstar, resolveu dar uma explicada do que aconteceu com o tal do Agent, que é tipo o “Pato Donald” dos jogos: todo mundo ouviu falar, mas ninguém nunca viu de verdade!
Para quem não se lembrou, o Agent foi anunciado lá em 2009, quando a gente ainda achava que os smartphones eram uma moda passageira! A Rockstar prometeu um jogo de espionagem que faria até o James Bond ficar com inveja, mas parece que até agora ele estava lá, numa missão secreta… e sumiu!
O Mistério do Agent: Onde Está Você?
O grande Houser, agora na Absurd Ventures, deu uma entrevista e contou que tentaram criar não uma, não duas, mas cinco versões do Agent! Parecia mais um programa de TV tentando encontrar a fórmula mágica, mas adivinha? Ninguém acertou!
Ele disse que “um jogo de espionagem em mundo aberto simplesmente não funciona”, e que tudo que faz o gênero ser espetacular no cinema acaba não rolando bem nos games. Imagine só: em um filme, o cara tem que salvar o mundo em meio a perseguições alucinantes! Já no jogo, você tá lá, relaxando, decidindo se vai tomar um café ou salvar a humanidade.
Ah, e teve uma versão que até se passava na Guerra Fria, mas pelo que parece, a vida das versões contemporâneas também não foi fácil. “A gente tinha várias equipes trabalhando nisso, mas infelizmente, não colheram frutos”, revelou o Houser, um verdadeiro crítico de games! E ele nem vê a hora de gritar em um café, “¡Espiã por aí, para quê?”
Além disso, parece que o Agent acabou perdendo a guerra contra a pressão de desenvolver o GTA 5. O ex-diretor técnico, Obbe Vermeij, comentou: “A gente tentou de tudo, mas o GTA sempre chamou nosso coração. O seu pretinho básico venceu!”
Além dos vícios com esqui e armas, foi cortada uma seção espacial toda! Imagina o caos dessa reunião: “Pessoal, vamos fazer um jogo sobre espionagem, e depois vamos pro espaço! Espera, não! Primeiro temos que liberar o GTA!”
No fim, a Rockstar acabou liberando outros sucesso como o GTA 5 e o Red Dead Redemption 2, deixando o Agent lá, guardadinho no fundo do baú. E quem sabe, daqui a pouco, o Houser não ressurge com uma ideia sobre cavaleiros mitológicos, porque o que não falta é imaginação nessa galera! Vamos ficar de olho!
Então, fica a lição: em um mundo cheio de missões e espionagens, às vezes o jogo que deveria ser um sucesso vira apenas uma história para contar. E a vida segue, com novos lançamentos e muitas risadas pelo caminho!